Scorpions desfila hits em apresentação de 50 anos de carreira em SP

scorpions-citibank-hall-camila-cara-1

Fotos: Camila Cara

Comemorando os 50 anos de estrada, o Scorpions se apresentou na última quinta-feira (01), no Citibank Hall, em São Paulo. Com casa lotada e uma performance marcada por hits de uma ponta a outra, o grupo mostrou que ainda possui muita lenha para queimar e fez um show digno de um dos maiores nomes da história do hard rock.

Conforme o combinado, a banda subiu ao palco pontualmente às 21h30, com a enérgica “Going Out with a Bang”, faixa introdutória do mais recente trabalho do grupo “Return to Forever” (2015). Ainda sem dar os primeiros cumprimentos à plateia, o grupo emendou dois clássicos de um de seus melhores trabalhos, o “Animal Magnetism” (1980), entre elas, as faixas “Make it Real” e “The Zoo”. Essa última, com Matthias Jabs comandando os solos junto a seu talkbox.

“Boa noite São Paulo, tudo bem?”, arranhou Klaus em português, para a loucura do público, que se encontrava bem mesclado em diferentes gerações. Após dar os primeiros cumprimentos, o vocalista apresentou Mikkey Dee, que está substituindo James Kottak. Aos gritos de “Motörhead” por grande parte da plateia, o sueco acenou de cima da plataforma onde estava montada a sua bateria. O instrumental “Coast to Coast”, faixa na qual os músicos aproveitam para explorar todos os extremos do palco, veio a seguir. Com Klaus segurando a terceira guitarra da banda, os quatro músicos (sem Mikkey) ficaram alinhados lado a lado na ponta da passarela, que se esticava por grande parte da pista premium, chegando quase até a pista normal, para a loucura dos presentes.

scorpions-citibank-hall-camila-cara-2
Trazendo um pouco da fase anos 70 do grupo, um medley com as faixas “Top of the Bill”, “Steamrock Fever”, “Speedy’s Coming” e “Catch Your Train” foi executado. “Se chegamos aonde estamos agora, foi porque nós construímos essa casa”, disse Klaus antes de “We Built This House”, primeiro single e videoclipe divulgado do último disco do grupo. A letra da música era apresentada nos telões da casa, assim como na imensa plataforma localizada no palco. “Delicate Dance” deu sequência ao repertório.

O momento mais marcante do show veio a seguir, com toda a banda presente na passarela que se encontrava ao centro da casa. Uma sessão acústica, com direito até mesmo a Mikkey Dee ditando a percussão com um Cajon, emocionou a todos os presentes, com “Always Somewhere”, “Eye of the Storm” e “Send me an Angel” sendo cantadas em uma só voz. Trocando os instrumentos acústicos pelos elétricos, mas sem perder o clima nostálgico do espetáculo foi a vez de “Wind of Change”, música símbolo da queda do muro de Berlim, também foi acompanhada de ponta a ponta, com um de seus refrões sendo cantado à capela. Trazendo de volta todo o peso do show, veio a trinca “Rock n Roll Band”, “Dynamite” e “In the Line of Fire”, com destaque para Mikkey Dee, quebrando tudo e puxando a atenção dos presentes quase que toda para si.

scorpions-citibank-hall-camila-cara-4

Muitas vezes cansativos, solos de bateria são sempre uma incógnita para a plateia, mas não com o ex-Motörhead. Mostrando o que sabe fazer de melhor, Mikkey arregaçava e aproveitava cada centímetro de sua bateria, enquanto todos os álbuns do Scorpions começavam a ser exibidos no telão e na plataforma, chegando por fim a juntar a discografia completa do grupo de uma vez só, arrancando aplausos do público. Antes de se retirarem do palco, Rudolf Schenker apareceu com a sua tradicional guitarra soltando fumaça pelo palco, em “Blackout”. “No One Like You” e “Big City Nights” empolgaram a plateia na reta final. Ainda antes do bis, deu tempo de Klaus puxar um “Parabéns pra você” para Shenker, que estava fazendo 68 anos no dia do show.

Conforme previsto no repertório, o encore ficou por conta das incontestáveis “Still Loving You” e “Rock You Like a Hurricane”, fechando quase duas horas da belíssima apresentação, digna de 50 anos de uma das bandas mais influentes da história do rock. O grupo, que ainda se apresentou no Citibank Hall nos dias 03 e 04 de novembro, conta com mais dois shows agendados pelo país, em Fortaleza, no dia 8, e outro no Rio de Janeiro, no dia 10.