Will Butler – Policy (Merge Records)

Nota 10

WILL BUTLER - POLICYConsiderado um dos músicos mais talentosos de sua geração, o multi-instrumentista do Arcade Fire, Will Butler, lança nesta terça-feira, 10, o álbum “Policy”. O trabalho é uma ótima surpresa para os fãs da banda canadense, e pode cativar também quem nunca escutou o som do grupo.

É bacana quando o disco solo de um integrante soa tão diferente do que está acostumado a apresentar com sua banda original. Seguro com base em sua trajetória junto ao Árcade Fire, Will arrisca-se em novos caminhos e mostra que a criatividade corre em suas veias. O álbum traz uma pegada bem rock n’ roll, dançante e cheia de influências da década de 60. Uma viagem por dez faixas cheia de energia e boas idéias.

De cara, o primeiro single, “Take My Side”, surpreendeu com uma levada quase country, certamente conquistando de vez o público americano. Em seguida, o single mais recente, “Anna”, mostrava um lado talvez um pouco mais parecido com o Arcade Fire, flertando com a música eletrônica com tranquilidade. Com estas duas primeiras amostras do disco, já ficou evidente a diversidade de ritmos e estilos, que só viria a se confirmar.

O CD não deixa de fora um lado mais romântico, poucas vezes ouvido nos trabalhos com a banda. “Finish What I Started” é uma daquelas baladas gostosas de se ouvir, capazes de embalar bem um encontro. A letra também é um presente para os fãs: poesia da melhor qualidade, adornada por um belo arranjo e um vocal suave. É este o caso ainda de “Sing To Me”, outra balada inspirada.

Vale destacar também a faixa que encerra o álbum, “Witness”, com direito a piano, saxofone e coral no estilo gospel. Esta é, provavelmente, a canção mais pop entre as oito. Refrão grudento, melodia que fica na cabeça, um prato cheio para as rádios. Trata-se de um disco curto, cheio de nuances, apresentando um músico maduro e com potencial para muito mais diversidade. Uma ótima estréia.