Wallace Roney, trompetista de jazz americano, morre aos 59 anos de coronavírus

Wallace Roney, trompetista de jazz americano, morre aos 59 anos de coronavírus

Foto: Reprodução

O lendário trompetista de jazz americano Wallace Roney morreu aos 59 anos, nessa terça-feira (31), por complicações causadas pelo novo coronavírus. O músico estava internado em um hospital em Nova York desde quarta-feira passada (25).

“Estou triste por confirmar que o icônico trompetista e lenda do jazz Wallace Roney faleceu devido a complicações do COVID-19 nesta manhã, pouco antes do meio dia”, informou a assessora Lydia Liebman em comunicado.

“Trabalhar com Wallace foi e continuará sendo um dos maiores privilégios da minha vida”, continuou. “Foi uma honra representá-lo e fazer parte de seu mundo musical. Não posso nem começar a expressar o quanto sentirei falta dele e de sua música”.

Roney ficou conhecido ainda jovem, ao ganhar diferentes prêmios nacionais de jazz com pouco mais de 20 anos. Mas foi a parceria com Miles Davis que o elevou à fama no gênero.

Em 1991, o trompetista tocou com Miles Davis no Festival de Jazz de Montreux, dirigido por Quincy Jones. A performance ficou imortalizada no filme Miles Davis: Birth of the Cool. Wallace Roney conquistou um prêmio Grammy três anos depois pelo álbum A Tribute to Miles.