Tom Verlaine, líder do Television, morre aos 73 anos

Tom Verlaine, líder do Television, morre aos 73 anos

Foto: Reprodução

Tom Verlaine, vocalista, compositor e guitarrista do Television, morreu aos 73 anos. A notícia foi confirmada por Jesse Paris Smith, filha da ex-companheira Patti Smith, que declarou em comunicado que Verlaine faleceu após uma “breve doença” nesse sábado (28).

“Ele morreu pacificamente na cidade de Nova York”, escreveu ela, “cercado por amigos íntimos. Sua visão e sua imaginação farão falta”.

No Instagram, Jesse postou uma homenagem a Verlaine: “O amor é gigante e eterno”. Ela continuou: “Nunca existiu alguém como você e nunca existirá. Que bênção e presente recebi por compartilhar meu tempo na terra com você”.

Nascido em Nova Jersey como Thomas Miller, o músico adotou seu nome artístico em referência ao poeta francês Paul Verlaine. Durante a adolescência, Verlaine foi inspirado a tocar guitarra quando ouviu “19th Nervous Breakdown”, dos Rolling Stones.

Em 1972, Tom e o amigo da escola, Richard Hell, se mudaram para Nova York e formaram o Neon Boys. A banda deu origem ao Television, junto com Billy Ficca e Richard Lloyd. Hell sairia dois anos depois, sendo substituído por Fred Smith.

O Television foi uma das principais bandas do movimento punk/new wave em Nova York, ao lado de nomes como Blondie, Ramones, Patti Smith e Talking Heads.

A banda lançou dois álbuns, Marquee Moon e Adventure, antes de acabar em 1978. Verlaine então embarcou em uma carreira solo. A reunião do grupo ocorreu em 1992 com o lançamento de seu homônimo e último álbum.

Embora o Television não tenha divulgado nenhum outro material, os caras permaneceram ativos nos anos seguintes, fazendo turnês esporadicamente até 2019.