TBT: Sigue Sigue Sputnik – Flaunt It (1986)

TBT: Sigue Sigue Sputnik – Flaunt It (1986)

O Sigue Sigue Sputnik foi uma banda britânica formada em 1982 por Tony James, até então baixista do Generation X (Billy Idol). Apesar do ano em que o grupo foi criado, foi em 1986 que o SSS virou febre mundial, sendo um dos principais responsáveis pelo sucesso da música eletrônica no Brasil.

O debut álbum dos ingleses é uma mistura de tudo que de mais bizarro e divertido a década de 1980 produziu. Começando pelo seu surgimento, quando Tony recrutou para o grupo o estilista Martin Degville e seu companheiro de moda Yana Ya-Ya, respectivamente vocalista e tecladista e que até então possuiam zero contato com o mundo da música, e chegando até sua sonoridade. Post-punk? New Wave? Hi-NRG? Glam? Eletrônica? O conceito do Sigue Sigue Sputnik ia muito além da música em si. Se auto-denominando como a 5ª geração do rock, o grupo já estava sendo vendido muitos meses antes de seu primeiro show com faixas autorais, tamanho o choque e a impressão visual que causavam. O guitarrista Neal X e os bateristas Ray Mayhew e Chris Cavanaugh (dois, é isso mesmo) completavam o time dos cyberpunks.

Logo após assinarem com a EMI, o primeiro single do grupo apareceu: ‘Love Missile F1-11’. Produzido por Giogio Moroder, produtor e criador da disco music, a faixa logo alcançou as paradas do mundo todo, com destaque para a Europa e o Japão. Posteriormente, impulsionada pelo lançamento do filme ‘Curtindo a Vida Adoidado’, a canção virou febre e percursora das pistas de todo o Brasil. De bônus, uma versão de sete minutos da canção foi lançada em sua versão single, com diversas referências a momentos icônicos da década, como uma passagem de Alex em ‘Laranja Mecânica’, um simple de ‘Blade Runner’, citações de ‘Rocky IV’ e até mesmo de ‘Terminator’. O segundo single ’21st Century Boy’ também se destaca, assim como ‘Atari Baby’, que faz qualquer um dançar.

Apesar do sucesso inicial, que claramente aconteceu graças ao choque visual causado pelo grupo, o SSS não foi muito longe. ‘Flaunt It’, diverte e funciona muito bem ao vivo e em seus videoclipes, mas desacelera em sua versão de estúdio em CD/LP.

O conceito é divertido, mas repetitivo para os ouvidos.

Curiosidade: ‘Love Missile F1-11’ foi regravada por David Bowie em um outtake durante as sessões de seu trabalho de 2003 e lançada como lado B de seu single ‘New Killer Star’.