TBT: Damn Yankees – Damn Yankees (1990)

TBT: Damn Yankees – Damn Yankees (1990)

Uncle Ted, Night Ranger e Styx. Um supergrupo que sustenta em suas raízes esses três nomes não poderia dar errado. E não deu. Ted Nugent, Tommy Shaw, Jack Blades e o novato Michael Cartellone (hoje baterista do Lynyrd Skynyrd) trouxeram para o mundo o que de melhor o ano de 1990 teve a oferecer.

O debut álbum dos americanos é quase que um meio termo do hard rock do “Van-Hagar” para o hair metal (ou pop metal?) do primeiro trabalho do Bon Jovi. Talvez melhor cravado como “arena rock”, Damn Yankees é um daqueles discos que permeiam a nossa mente e grudam desde a primeira escuta.

A balada “High Enough”, faixa de maior sucesso do álbum e que dividiu os holofotes do verão americano de 90 com clássicos como “Silent Lucidity” e “More Than Words”, é a maior prova disso. As harmonias da dupla Shaw e Blades são incríveis e Ted aqui mostra que também sabe ser delicado com seus instrumentos de corda se necessário.

Canções como “Come Again”, que vai da calmaria ao caos, e a radiofônica “Coming of Age” são completamente bem estruturadas e colocam a banda um patamar acima de toda aquela (divertida) patifaria oitentista. No geral, o único defeito do trabalho é contar com apenas 10 faixas.

O Damn Yankees surgiu com uma única proposta: surfar na onda da década de 1980 e atingir o sucesso comercial que outros nomes atingiram. Por mais que a banda tenha aparecido com um certo atraso, seu debut álbum alcançou o objetivo. O disco pegou Top 20 da Billboard e o single “High Enough” atingiu o 3º lugar, proporcionando ao grupo a oportunidade de excursionar pelo mundo.

Dois anos depois, a banda lançou seu segundo álbum, com um sucesso comercial muito menor e algum tempo depois a banda se desfez. Existem até hoje histórias sobre o seu não lançado terceiro disco, que chegou a ser gravado e praticamente finalizado, porém, deixado para trás. Algumas das faixas que estavam na tracklist final chegaram a ser lançadas posteriormente por Ted e até mesmo pelo Styx, mas sem relação alguma ao Damn Yankees.

Curiosidade: Ted Nugent também é colocado no encarte como segurança da banda.