TBT: Coverdale • Page – Coverdale • Page (1993)

TBT: Coverdale • Page – Coverdale • Page (1993)

‘Robert Plant vai ficar seriamente irritado quando ouvir isso’. – RIP MAGAZINE, sobre o disco, em 1993. Para bom entendedor, meia palavra basta.

O ano era 1991, o virtuoso Jimmy Page encontrava-se frustrado nas tentativas de reunir o Led Zeppelin e não havia conseguido lançar um trabalho de grande impacto até então. David Coverdale, saturado, decidiu encerrar e desmontar o Whitesnake. Eis que um ser iluminado, John Kalodner (empresário da Geffen e responsável por trazer o Aerosmith de volta ao jogo, além de Cher, Sammy Hagar e outros grandes nomes), encontra a oportunidade perfeita. Page precisava de um vocalista. David, que mais tarde seria apelidado por Plant como David Cover-version, sempre deixou mais do que escancarado as suas influências. Bingo.

O que temos aqui é uma aula de hard rock clássico (esqueçam o hard farofa da década anterior e todo o glitter que o mesmo esbanjava, voltemos a 1970). Riffs, melodias e letras marcantes, influências totalmente voltadas ao blues e claro, todo o glamour que ambos Page e David sempre tiveram facilidade de deixar em tudo o que escreveram e executaram. O grupo ainda contou com o baterista Denny Carmassi, ex-Heart e fã declarado de John Bonham, deixando tudo ainda mais com um gostinho Zeppiliano.

Os destaques por aqui ficam com as intensas faixas de abertura, ‘Shake My Tree’ e ‘Waiting On You’, com a balada ‘Take Me For A Little While’, que conta com um vídeoclipe onde chega a ser engraçado o esforço que Coverdale faz para soar e até mesmo APARENTAR como Robert Plant, com o riff de ‘Absolution Blues’ e com a comercial e de fácil absorção ‘Take a Look at Yourself’. Apesar da qualidade, o supergrupo atingiu sucesso comercial o suficiente para marcar apenas alguns shows pelo Japão e parar por aí. Aliás, para irritar Plant também, que via Coverdale cantar além de tudo suas faixas com o Zeppelin.

Curiosidades:

– Em entrevista recente, Coverdale comentou que ele e Page tinham faixas o suficiente para gravarem um segundo álbum e mostrou interesse em lançá-las futuramente em uma edição deluxe. Com certeza eu compraria pela segunda vez. Quem sabe até pela terceira.

– Outra história curiosa foi a resposta de David na época em que o Plant o chamou de Cover-version. O vocalista respondeu dizendo que se Robert estivesse morrendo de fome, enviaria ração de gato a sua casa. Hoje ambos se arrependem das declarações.