Soundgarden acusa viúva de Chris Cornell de desviar renda de show tributo do cantor

Soundgarden acusa viúva de Chris Cornell de desviar renda de show tributo do cantor

Foto: Reprodução

Os membros remanescentes do Soundgarden entraram com uma ação contra a viúva do falecido vocalista Chris Cornell, Vicky Cornell. No processo, os músicos afirmam que Vicky desviou os lucros do show que a banda prestou em homenagem ao cantor no ano passado. As informações são da Rolling Stone norte-americana.

Kim Thayil, Matt Cameron e Ben Shepherd concordaram em se apresentar sem receber qualquer valor no evento I Am the Highway: A Tribute to Chris Cornell, em janeiro de 2019. O acordo era que toda a renda arrecadada daquela noite seria doada para caridade. Acredita-se que o show “tenha levantado muitos milhões de dólares”, conforme afirma o processo.

Os músicos de Soundgarden alegam que Vicky utilizou a receita para seu uso pessoal. “Vicky Cornell não tinha a intenção de usar parte ou toda a receita [do show] para fins de caridade, mas sim para fins pessoais para ela e sua família”, diz um trecho do processo.

Além disso, o processo também trata de questões sobre um suposto controle de Vicky Cornell sobre as contas de mídia social do Soundgarden, as quais a banda alega que nunca lhe deram permissão para operar e que ela usou e se identificou como “Soundgarden”. O processo diz que a viúva “removeu comentários dos fãs e publicou imagens e comentários nas páginas. Algumas dessas postagens de Vicky Cornell são destinadas a denegrir os membros remanescentes da banda”.

O advogado de Vicky, Marty Singer, chamou as alegações de “mesquinhas, escandalosas e cruéis”. “Os pedidos reconvencionalmente desesperados e transparentes não mudam o fato de que eles afirmaram indevidamente a propriedade de gravações vocais criadas exclusivamente por Chris e que eles retiveram ilegalmente somas substanciais de dinheiro da viúva e dos filhos de Chris”, disse o advogado em um comunicado.

Singer continua ao alegar que a banda recebeu US$ 78.000 para se apresentar no show de 2019. “Como os ex-membros da banda de Chris estão bem cientes, cada centavo da receita gerada pelo show foi devidamente alocado e contabilizado, e suas declarações não são apenas falsas e difamatórias, mas demonstram a profundidade em que os ex-colegas de banda de Chris estão dispostos a manchar seu legado”, acrescentou.

Esse não é o único processo envolvendo a viúva de Chris Cornell e os membros do Soundgarden. Em dezembro do ano passado, Vicky processou os músicos alegando que estão recebendo milhares de dólares em royalties que, na opinião de Vicky Cornell, eles pertenceriam a ela e aos filhos.