Rock Brasil 40 anos: Capital, Paralamas, Biquini e Plebe celebram rock nacional dos anos 80

Rock Brasil 40 anos: Capital, Paralamas, Biquini e Plebe celebram rock nacional dos anos 80

Fotos: Divulgação 

O festival Rock Brasil 40 anos enfim chegou a São Paulo. No último domingo (27), Plebe Rude, Biquini Cavadão, Paralamas do Sucesso e Capital Inicial fizeram a estreia dessa temporada de grandes shows em homenagem ao rock nacional dos anos 80. A DJ Nicole Nandes comandou as músicas na abertura e nos intervalos entre as apresentações.

O Memorial da América Latina estava transbordando energia de um público ansioso pela retomada dos eventos pós restrições da pandemia. E com a mesma intensidade as apresentações aconteceram. Empolgação por estar de volta, e saudosismo por celebrar a própria história ao longo desses 40 anos. Os clássicos fizeram parte dos setlists do dia, e as letras de tantos anos que seguem sendo tão atuais abriram espaço para mensagens de força, persistência e esperança.

Às 16h, a Plebe Rude subiu ao palco e trouxe clássicos como “Este Ano”, “Minha Renda”, “Proteção” e o hino “Até Quando Esperar”, que foram cantados com euforia. Philippe Seabra agitou ainda mais a multidão se referindo a tentativas de censura, decisões do TSE, e um 2023 diferente para o país. “Pátria Amada”, música dos Inocentes e cantada por Clemente Tadeu também fez parte dessa seleção.

A apresentação do Biquini Cavadão foi em meio a muita chuva, que não intimidou a banda e deu mais gás ao público. “Tédio”, “Timidez”, “Impossível” e o single “Quando Eu Te Encontrar” em uma nova versão, embalaram a multidão com entusiasmo lá no alto em um show incrível. O Biquini também fez menção ao momento político atual do Brasil, e Bruno Gouveia cantou à capela “O Bêbado e o Equilibrista”, de Elis Regina.

Os Paralamas do Sucesso trouxeram a nova apresentação Paralamas Clássicos, que não poderia ter se encaixado melhor nesse evento. Herbert Vianna estava bem animado, relembrou a carreira, as inspirações, composições, e fez graça comentando que em algumas delas ninguém ali era nascido.

O Capital Inicial encerrou esse primeiro dia de Rock Brasil 40 anos com clássicos da carreira. Teve “Primeiros Erros”, “Não olhe pra Trás”, “Natasha”, e um Dinho Ouro Preto elevando a agitação do público. Em homenagem a Legião Urbana e a Renato Russo que faria aniversário na mesma data, a banda tocou “Tempo Perdido”. A banda encerrou com “Mulher de Fases”, do Raimundos, que marcou os anos 90.

O festival acontece até o dia 21 de abril no Memorial da América Latina. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Certo. No próximo domingo (03), os shows serão de Flausino & Sideral cantando Cazuza, Leoni, Leo Jaime e Barão Vermelho.

Confira a seguir a programação completa.

03/04: Flausino e Sideral cantando Cazuza, Leoni, Leo Jaime e Barão Vermelho.
10/04: Ultraje a Rigor, Titãs, Ira! e Camisa de Vênus.
17/04: Paulo Ricardo, Ce Lee Bration (tributo a Rita Lee), Humberto Gessinger e Blitz.
21/04: Frejat, Nando Reis, Arnaldo Antunes e Marina Lima.