Rita Lee morre aos 75 anos; veja homenagens

Rita Lee morre aos 75 anos; veja homenagens

Foto: Reprodução

A cantora Rita Lee morreu na noite dessa segunda-feira (8), aos 75 anos. A informação foi divulgada as redes sociais da artista.

“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, disse a família.

O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. Ela chegou a ser internada em fevereiro deste ano.

Considerada a “Rainha do Rock Brasileiro”, a cantora achava “cafona” ser chamada dessa forma e preferia “Padroeira da Liberdade”. Esse título surgiu naturalmente a partir do início como vocalista da banda Os Mutantes, em 1960, que se consolidou na sua carreira solo.

Muitas homenagens estão circulando nas redes, como a de Gilberto Gil: “Comadre Rita, Anibal, cabrinha, caprichosa capricorniana, amiga… Descansa, minha irmã. Amo você. Um abraço fraterno da família Gil nos meninos Roberto, Beto, João e Antonio, nos familiares e amigos e nos fãs, assim como eu”.

Pitty também escreveu sobre a cantora: “Estou em frangalhos. A Maior nos deixa hoje… que dia triste. Ritinha, te amarei para todo sempre! Meus sentimentos à familia, aos amigos”. Ela continuou: “Brilhará eternamente pra mim. Nunca haverá outra Rita Lee. Obrigada por existir!”.

A atriz Mel Lisboa, que interpretou Rita no teatro, diz se sentir privilegiada pela oportunidade: “Hoje dói muito, mas me sinto privilegiada por ter existido na mesma época que você. Por ter tido a ousadia de subir no palco fingindo ser você. Por ter tido a honra de ter estado ao seu lado nesses últimos 10 anos. Obrigada por tudo que você fez por todos nós. Você fez e sempre fará um monte de gente feliz. Descanse em paz, Rainha”.

O companheiro da artista, Roberto de Carvalho, escreveu: “É tarde, já vou indo. Preciso ir embora, até amanhã…”, trecho da música “Menino de Braçanã”.

“Uma grande parte de mim morreu hoje”, escreveu o filho guitarrista Beto Lee. Os Titãs, que tem Beto como integrante, lamentou a perda: “Devastados com a morte da Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, amiga e fonte inesgotável de inspiração. Nossos sentimentos ao companheiro de banda e filho Beto, a toda a família e ao eterno parceiro, Roberto de Carvalho”.

O outro filho João Lee fez um post emocionante declarando que sua mãe “virou uma estrela no céu”: “Minha mãe, que amo mais que tudo nessa vida, virou uma estrela no céu. Que vida intensa e espetacular você teve. Admirada e amada por tantas pessoas. Tão a frente do seu tempo”. Em outro trecho Lee a chamou de heroína: “Sim, você é genial, talentosa, divertida, inteligente, linda, bem sucedida, realizou e fez muuuuuuuitas coisas durante sua vida. Mas não é por isso que você é minha heroína. Você é minha heroína pela sua maneira de se comportar, dia após dia, mês após mês, ano após ano, com tanta dignidade e honestidade. A admiração que eu tenho por você é infinita. Sempre foi. Que honra e privilégio ser seu filho”.

Veja a seguir mais homenagens: