Rita Lee morre aos 75 anos; veja homenagens
Foto: Reprodução
A cantora Rita Lee morreu na noite dessa segunda-feira (8), aos 75 anos. A informação foi divulgada as redes sociais da artista.
“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, disse a família.
O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.
Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. Ela chegou a ser internada em fevereiro deste ano.
Considerada a “Rainha do Rock Brasileiro”, a cantora achava “cafona” ser chamada dessa forma e preferia “Padroeira da Liberdade”. Esse título surgiu naturalmente a partir do início como vocalista da banda Os Mutantes, em 1960, que se consolidou na sua carreira solo.
Muitas homenagens estão circulando nas redes, como a de Gilberto Gil: “Comadre Rita, Anibal, cabrinha, caprichosa capricorniana, amiga… Descansa, minha irmã. Amo você. Um abraço fraterno da família Gil nos meninos Roberto, Beto, João e Antonio, nos familiares e amigos e nos fãs, assim como eu”.
Pitty também escreveu sobre a cantora: “Estou em frangalhos. A Maior nos deixa hoje… que dia triste. Ritinha, te amarei para todo sempre! Meus sentimentos à familia, aos amigos”. Ela continuou: “Brilhará eternamente pra mim. Nunca haverá outra Rita Lee. Obrigada por existir!”.
A atriz Mel Lisboa, que interpretou Rita no teatro, diz se sentir privilegiada pela oportunidade: “Hoje dói muito, mas me sinto privilegiada por ter existido na mesma época que você. Por ter tido a ousadia de subir no palco fingindo ser você. Por ter tido a honra de ter estado ao seu lado nesses últimos 10 anos. Obrigada por tudo que você fez por todos nós. Você fez e sempre fará um monte de gente feliz. Descanse em paz, Rainha”.
O companheiro da artista, Roberto de Carvalho, escreveu: “É tarde, já vou indo. Preciso ir embora, até amanhã…”, trecho da música “Menino de Braçanã”.
“Uma grande parte de mim morreu hoje”, escreveu o filho guitarrista Beto Lee. Os Titãs, que tem Beto como integrante, lamentou a perda: “Devastados com a morte da Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, amiga e fonte inesgotável de inspiração. Nossos sentimentos ao companheiro de banda e filho Beto, a toda a família e ao eterno parceiro, Roberto de Carvalho”.
O outro filho João Lee fez um post emocionante declarando que sua mãe “virou uma estrela no céu”: “Minha mãe, que amo mais que tudo nessa vida, virou uma estrela no céu. Que vida intensa e espetacular você teve. Admirada e amada por tantas pessoas. Tão a frente do seu tempo”. Em outro trecho Lee a chamou de heroína: “Sim, você é genial, talentosa, divertida, inteligente, linda, bem sucedida, realizou e fez muuuuuuuitas coisas durante sua vida. Mas não é por isso que você é minha heroína. Você é minha heroína pela sua maneira de se comportar, dia após dia, mês após mês, ano após ano, com tanta dignidade e honestidade. A admiração que eu tenho por você é infinita. Sempre foi. Que honra e privilégio ser seu filho”.
Veja a seguir mais homenagens:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
estou em frangalhos. a Maior nos deixa hoje… que dia triste. Ritinha, te amarei para todo sempre! 💜
meus sentimentos à familia, aos amigos.brilhará eternamente pra mim.
nunca haverá outra Rita Lee.
obrigada por existir!— ⚡️PITTY⚡️ (@Pitty) May 9, 2023
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
“Rita Lee trouxe para os Mutantes um lado circense, que envolveu humor, roupas e instrumentos que ela tocava, como o Theremin. Além de nossas parcerias,como na ‘Balada do Louco’, entre tantas outras. Descanse em Paz. pic.twitter.com/HzCDHbjb1K
— Arnaldo Baptista (@ArnaldoBaptista) May 9, 2023