Produtor musical André Midani morre aos 86 anos

Produtor musical André Midani morre aos 86 anos

O produtor musical André Midani, morreu na noite dessa quinta-feira (13), no Rio de Janeiro. Ele tinha 86 anos.

Midani estava internado na Casa de Saúde São Vicente, na Gávea, para tratar um câncer. O velório e enterro serão reservados apenas para amigos e familiares.

Nascido na Síria em setembro de 1932, o produtor morou na França e chegou no Brasil em 1955, por conta da guerra na Argélia.

Ao longo da carreira, Midani comandou grandes gravadoras e foi o responsável pelo lançamento da Bossa Nova no mercado nacional. Trabalhou com nomes como Elis Regina, Tom Jobim, Gilberto Gil, Belchior, Hermeto Pascoal, Paulinho da Viola e Ney Matogrosso.

Na década de 80, apostou em nomes do rock/pop brasileiro como Lulu Santos, Titãs e Kid Abelha. Em 1990, foi para Nova York, onde assumiu o cargo de presidente da Warner para toda a América Latina. Ele foi considerado pela revista Billboard uma das 90 pessoas mais importantes da indústria mundial de discos.

Artistas como João Barone, Liminha e Sergio Britto usaram as redes sociais para lamentar a morte de Midani. Veja a seguir a repercussão.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Nosso querido André Midani se foi. O mestre dos mestres. Com ele aprendemos muito. Eu não teria feito tudo que fiz, sem seus ensinamentos e a liberdade que me deu para criar. A música no Brasil, não seria o que foi sem a sua presença, seu entusiasmo, seu olhar artístico, sua sensibilidade e sua firmeza de não permitir ingerências de fora. Seu pragmatismo fazia com que as coisas acontecessem. Sua ligação com a Bossa Nova, o seu apoio à Tropicália, sua aposta no Rock e outras coisas que vieram depois, deixam claro sua importância. Sorte daqueles que puderam observar de perto seu jeito de trabalhar e viver. Obrigado André por tudo que você fez por mim, pelas pessoas, pela música e pela arte. Você sempre lembrado com o maior carinho por todos nós. Descanse em paz querido André.🙏

Uma publicação compartilhada por Liminha (@liminha) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Tristeza… Sem ele a música no Brasil não teria sido a mesma. Eternamente grato por tudo o que fez por nós. Descanse em paz…

Uma publicação compartilhada por Sérgio Britto (@sergiobritto_oficial) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

🙏🏼❤️🙏🏼Descanse em paz super querido André Midani. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Uma publicação compartilhada por Evandro Mesquita (@evandromesquita) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Descansa em paz, professor! A música brasileira praticamente inteira é o seu legado. Foto emprestada da @revistanoize

Uma publicação compartilhada por Rafael Ramos (@rafaprod) em