Prefeito de Mariana cobra doação do Pearl Jam para vítimas de desastre

pearl-jam-brasil-2015-camarim
Foto: Divulgação

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, declarou que as doações prometidas pelo Pearl Jam não chegaram às vítimas do desastre ambiental. Em entrevista ao Estado de Minas, Duarte disse que os 100 mil dólares (cerca de 400 mil reais) foram destinados à ONGs que atuam na Bacia do Rio Doce. O prefeito reclamou que o discurso de Eddie Vedder, feito durante show em Belo Horizonte, deu a entender que o valor iria diretamente às vítimas residentes nos povoados de Bento Rodrigues, as mais prejudicadas pelo rompimento na cidade.

Porém, a mesma reportagem diz que o dinheiro ainda não chegou a nenhuma entidade. O texto afirma que a Vitalogy Foundation, responsável pelas ações sociais do grupo, entrou em contato com as ONGs Instituto Terra, Confrem e IBIO para solicitar documentações. As exigências foram entregues, mas não houve retorno até o momento.

Quanto ao evento Sou Minas Gerais, que contou com shows de Caetano Veloso, Jota Quest e Criolo, foi arrecadado o valor de quase 500 mil reais. A quantia foi destinada ao Greenpeace para pesquisas independentes para avaliar os impactos do rompimento da barragem da Samarco na Bacia do Rio Doce.