Matt Bellamy, do Muse: ‘A guitarra não é mais o instrumento principal e talvez isso seja bom’

Muse-hsbc-arena-1

Foto: Reprodução/Vinicius Pereira

Matt Bellamy, do Muse, comentou sobre o papel da guitarra atualmente, instrumento associado ao rock. Segundo o músico britânico, em entrevista à BBC, a guitarra se tornou “um instrumento de textura, não é mais o instrumento principal”. E continuou: “E acho que isso talvez seja bom”.

“O que é excitante nesse período da música é que você pode misturar clássico com hip-hop e rock na mesma música”, explicou. “Como uma banda de rock, você sempre tem um pé no passado, tocando instrumentos como guitarra, baixo e bateria”.

A guitarra faz parte da sonoridade do Muse, mas também foi adicionado sintetizadores, elementos orquestrais e eletrônicos. “Nós sempre mantivemos um olho no que está acontecendo, e nós temos influências de coisas que pensamos serem legais na música contemporânea”, diz o cantor e guitarrista.

Bellamy ainda acredita no fim dos géneros musicais. “É como se o gênero fosse algo estético que as pessoas se apegavam, não apenas na música, como também na maneira como se vestiam, nos amigos que tinham”, disse. “Sinto que esses tempos acabaram. O que é interessante na música, atualmente, não é apenas a mistura de estilos, mas a mistura de épocas diferentes”.

Por fim, deu como exemplo em seu raciocínio a cantora Lana Del Rey. “Há artistas como a Lana Del Rey fazendo uma música que soa como algo da década de 1950, mas está cantando sobre videogames”.