Martin Birch, lendário produtor do Iron Maiden, Whitesnake e Black Sabbath, morre aos 71 anos

Martin Birch, lendário produtor do Iron Maiden, Whitesnake e Black Sabbath, morre aos 71 anos

Foto: Reprodução

O lendário produtor Martin Birch, que trabalhou com bandas como Iron Maiden, Whitesnake, Deep Purple, Black Sabbath e Rainbow, morreu aos 71 anos. A notícia foi confirmada por David Coverdale nas redes sociais. A causa da morte não foi revelada.

“É com o coração muito pesado que acabo de confirmar que meu querido amigo e produtor Martin Birch faleceu”, escreveu o líder do Whitesnake. “Martin foi uma grande parte da minha vida, me ajudando desde a primeira vez que nos conhecemos até o álbum ‘Slide It In’. Meus pensamentos e orações para sua família, amigos e fãs”.

O baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, também lamentou a morte de Birch. “Muito triste saber do falecimento de Martin Birch. Produtor brilhante. Tive o prazer de trabalhar com ele nos álbuns do Black Sabbath, ‘Heaven and Hell’ e ‘Mob Rules’. Condolências a Vera e família”.

Ao longo de sua carreira, Birch produziu os nove primeiros álbuns do Iron Maiden, de Killers, de 1981, a Fear of the Dark, de 1992, como também os primeiros seis álbuns do Whitesnake, de Trouble, de 1978, a Slide It In, de 1984. Ele ainda trabalhou nos dois álbuns já citados do Sabbath, quando Ronnie James Dio substituiu Ozzy Osbourne, e inúmeros discos do Deep Purple, Fleetwood Mac e Rainbow.