Lee ‘Scratch’ Perry, pioneiro do dub, morre aos 85 anos; veja repercussão

Lee ‘Scratch’ Perry, pioneiro do dub, morre aos 85 anos; veja repercussão

Foto: Reprodução

O cantor e produtor jamaicano Lee “Scratch” Perry morreu aos 85 anos, nesse domingo (29). O músico estava internado em um hospital em Lucea, na Jamaica. A causa da morte não foi divulgada.

A morte foi confirmada por Andrew Holness, primeiro-ministro da Jamaica, nas redes sociais. “Sem dúvidas, Lee ‘Scratch’ Perry será sempre lembrado por sua grande contribuição à fraternidade musical. Que sua alma descanse em paz”, escreveu.

Perry é conhecido por ser pioneiro do dub, que revoluciou não só o reggae, mas também o hip hop, a música eletrônica, entre outros gêneros. “Ele trabalhou e produziu para vários artistas, incluindo Bob Marley and the Wailers, Congos, Adrian Sherwood, Beastie Boys e muitos outros”, recordou Holness.

Nomes como The Prodigy, Paralamas do Sucesso e Beastie Boys prestaram homenagens ao músico jamaicano. Veja a seguir.

Beastie Boys: “Enviamos o máximo de amor e respeito que podemos a Lee Perry que faleceu hoje, a sua família e entes queridos e a muitos que ele influenciou com seu espírito pioneiro e trabalho. Estamos verdadeiramente gratos por termos sido inspirados e colaborados com esta verdadeira lenda”.

The Prodigy: “Descanse em paz o rei Perry, rebelde total, pioneiro e inspiração. Que seus graves abalem os sistemas e as almas para sempre”.

Paralamas do Sucesso: “Faleceu hoje aos 85 anos a lenda jamaicana do reggae e do dub: Lee ‘Scratch’ Perry, que foi uma grande influência na sonoridade dos Paralamas. Descanse em paz, Mestre!”.

Marcelo D2: “O maior de todos.. Lee ‘Scratch’ Perry, descanse em paz”.

Stevie Van Zandt: “Descanse em paz, Lee ‘Scratch’ Perry. Oh, cara! Outra grande perda hoje. Tão feliz por tê-lo tido no nosso último Outlaw Country Cruise. Ele estava em grande espírito! Uma grande força no reggae inicial. Wailers, Upsetters, Heptones, Junior Murvin, Max Romeo, etc. O seu espírito e música viverão para sempre na Garagem Underground!”.

Camilo Rocha: “Adeus Lee ‘Scratch’ Perry, majestade do estúdio de gravação. Por meio do dub, mudou a maneira como se ouve, se produz e se pensa música popular”.

Rashid: “Lee ‘Scratch’ Perry. Sem palavras… vá em paz mestre”.