Ian McDonald, fundador do King Crimson e do Foreigner, morre aos 75 anos

Ian McDonald, fundador do King Crimson e do Foreigner, morre aos 75 anos

Foto: Reprodução

Ian McDonald, membro fundador e multi-instrumentista das bandas King Crimson e Foreigner, morreu aos 75 anos. O músico sofria de câncer, conformou revelou seu filho Max (via BBC).

“Estou profundamente triste em dizer que meu pai faleceu ontem de câncer”, escreveu Max em comunicado. “Ele foi incrivelmente corajoso e nunca perdeu sua bondade ou seu senso de humor, mesmo quando as coisas eram difíceis”.

Ele continuou: “Meu pai era um músico brilhante e intuitivo, uma alma gentil e um pai maravilhoso. Ele viverá para sempre através de sua bela música e do amor de seus fãs. Obrigado a todos”.

McDonald coescreveu e tocou os teclados e o saxofone no álbum de estreia do King Crimson, In the Court of the Crimson King (1969), um marco na história do rock progressivo.

O músico abandonaria o grupo para formar o Foreigner com Mick Jones, no qual gravou os três primeiros álbuns da banda, Foreigner (1977), Double Vision (1978) e Head Games (1979).

O King Crimson prestou uma homenagem ao artista nas redes sociais: “A morte do cofundador do King Crimson, Ian McDonald, foi anunciada. Sua contribuição para a banda original foi inestimável e profunda. Nossas condolências à família do Ian”.

O Foreigner também emitiu uma nota assinada por Mick Jones: “Quando tive a ideia de formar o Foreigner, Ian McDonald estava entre os primeiros a quem recorri. Ele foi e sempre será um gigante na cena do rock progressivo inglês. Ele era um músico de grande substância e versatilidade”.