Festival MITA proporciona experiência positiva para público em SP

Festival MITA proporciona experiência positiva para público em SP

Fotos: Divulgação

O Festival MITA, que rolou no último fim de semana, no Spark Arena, em São Paulo, encerrou com um saldo positivo em sua primeira edição. Durantes os dois dias de evento, o público curtiu shows de nomes como Gorillaz, Two Door Cinema Club, Gilberto Gil e Marcelo D2.

Para começar, o local tinha tudo o que os fãs precisavam, incluindo área de alimentação, espaço com gramado para descanso, e ainda ativações para garantir boas fotos nas redes sociais.

Outro destaque importante foi a pontualidade dos shows nos dois palcos montados no Spark Arena. O interessante é que acabava uma apresentação, o próximo artista já estava pronto no outro palco.

Embora o MITA esteja chegando agora no Brasil, a organização já tem uma bagagem na área de entretenimento no país. Luiz Oscar Niemeyer, da Bonus Track, trabalhou no primeiro Rock in Rio, em 1985, esteve à frente do extinto festival Hollywood Rock, e trouxe nada menos que Paul McCartney e Rolling Stones.

O primeiro dia do evento contou com nomes como Black Alien, Marina Sena e Rüfüs du Sol. No entanto, o grande destaque de sábado (14) foi a performance de Gilberto Gil, o que já era de se esperar.

O consagrado artista apresentou canções que fazem parte da história da música brasileira, como “Expresso 222”, “Palco”, “Andar Com Fé” e “Aquele Abraço”. O show também contou com surpresas, como a presença da neta Flor Gil, filha de Bela Gil. A jovem de 13 anos, tocou teclados e também cantou uma versão emocionante de “Say a Little Prayer”, faixa que ficou famosa na voz de Aretha Franklin.

No palco também estava presente o filho do cantor Bem Gil, de 37 anos, que tocou guitarra e baixo. Bela também deu uma canja em “Toda Menina Baiana”.

O dia seguinte do MITA, o mais concorrido, teve show do Heavy Baile, levando a cultura carioca para os paulistas, Liniker e Marcelo D2. O vocalista do Planet Hemp se apresentou ao lado do filho Stephan e da esposa Luiza Machado.

A grande incógnita da noite era em relação à performance do Two Door Cinema Club, que veio ao Brasil sem o vocalista Alex Trimble, que precisou adiar a vinda para cuidar da saúde. A difícil missão ficou com David Clements.

No entanto, o músico encarou a plateia como se já estivesse há anos na banda. Mesmo com a voz levemente diferente, era possível esquecer que o frontman era um substituto. O show dançante contou com sucessos como “What You Know”, “Undercover Martyn”, “Sun” e “Something Good Can Work”.

Para encerrar o MITA, o Gorillaz agitou a galera que aguardava ansiosa pelo principal show de domingo (15). A banda liderada por Damon Albarn (Blur) apresentou um setlist que fez um passeio pela carreira, com hits como “Feel Good Inc.” e “Clint Eastwood”.

O grupo que chegou em 1998 como virtual hoje está muito mais para carne e osso. Os integrantes animados 2-D, Murdoc, Noodle e Russel se tornaram coadjuvantes aparecendo em alguns momentos no telão.

Também não é por menos. Albarn recrutou uma seleção de músicos competentes, incluindo membros do De La Soul. O próprio líder do grupo estava super empolgado.

Aos 54 anos, Damon não se conteve e desceu do palco diversas vezes para cantar junto ao público. Ele ainda tocou piano, escaleta (espécie de um mini teclado que se toca como uma flauta) e abusou do megafone para distorcer sua voz.

O festival MITA estreou com chave de ouro em São Paulo. Vale dizer que o evento vai rolar todos os anos no Brasil.