Dave Grohl, do Foo Fighters, revela detalhes sobre perda de audição
Foto: Reprodução/YouTube
Dave Grohl, líder do Foo Fighters, revelou ter perdido boa parte de sua audição e faz leitura labial há anos. As declarações foram feitas durante entrevista ao radialista Howard Stern.
“Se você estivesse sentado ao meu lado no jantar, eu não entenderia porra nenhuma do que você estava me dizendo”, disse Grohl ao The Howard Stern Show. “Não tem jeito. Em um restaurante lotado, isso é ainda pior”.
Grohl acrescentou que o uso de máscaras por conta da pandemia tem atrapalhado o entendimento entre as pessoas: “A pior coisa nessa merda de pandemia são as pessoas usando máscaras. Eu leio lábios há, tipo, 20 anos… Eu sou um músico de rock. Eu sou surdo. Não consigo ouvir o que você está dizendo”.
Apesar de sua condição, o músico disse que décadas de experiência na indústria da música permitiram que ele ainda identificasse com precisão os sons no estúdio. “Quando vamos gravar um disco e estamos mixando um álbum, posso ouvir as menores coisas”, afirmou Grohl.
Ele continuou: “Meus ouvidos ainda estão sintonizados em certas frequências, se ouço algo desafinado ou um prato que não é brilhante o suficiente, ou algo assim. Na mixagem, eu posso ouvir as minúcias de tudo que fizemos para aquela música”.
O líder do Foo Fighters acrescentou que também consegue se apresentar ao vivo o uso de retorno com fones de ouvido. Por trabalhar com o mesmo técnico de áudio há 31 anos, ele disse que se sente confiante o suficiente para tocar sem eles.
“O problema que eu tenho com [retorno com fones de ouvido] é que eles tiram você do som da atmosfera natural. Eu quero ouvir o público na minha frente… Isso mexe com sua compreensão espacial de onde você está no palco”, disse Grohl.