Dave Bickler revive clássicos do Survivor em São Paulo

Dave Bickler revive clássicos do Survivor em São Paulo

Fotos: Roberto SantAnna

No último domingo (09), o Manifesto Bar, em São Paulo, sediou um evento pra lá de especial. Dave Bickler, vocalista original do Survivor e dono da voz de um dos maiores clássicos da música (“Eye of the Tiger”), se apresentou pela primeira vez no país. O músico estava acompanhado no palco por uma banda local, formada por Vulcano (guitarra), João Jr. (teclado), William Costa (baixo) e Lucas Tagliari (bateria).

A abertura do show ficou com “Feels Like Love”, faixa do clássico Eye of the Tiger (1982). Ainda sem perder o ritmo, “Caught In The Game” fechou a dobradinha inicial. “Muito obrigado. É maravilhoso estar em um lugar como o Brasil”, declarou Dave em seus primeiros cumprimentos ao pequeno, porém, fiel público que encontrava-se na casa. “Essa música de agora é um espelho de como me sinto quando penso e vejo tragédias e situações entristecedoras, como a das torres gêmeas. É uma faixa sobre esperança”, concluiu. “Hope”, de seu mais recente trabalho Darklight, lançado em 2019, veio a seguir.

Durante o show, Dave transitou por momentos diferentes de sua carreira e da carreira do Survivor. “Chevy Nights” e “Summer Nights”, ambas do segundo disco do grupo Premonition (1981), marcaram presença no repertório. Nessa última o vocalista brincou: “Todas as noites são noites de verão aqui no Brasil”. “Burning Heart”, clássico ecoado eternamente pela voz de Jimi Jamison e lançada como trilha sonora de Rocky IV em 1985, fez os presentes irem ao delírio. “I Can’t Hold Back”, primeiro single do Vital Signs, de 1984, foi cantada em uníssono por quem ali estava. “Essa é a minha faixa favorita de Jimi”, contou Bickler antes da balada, arrancando aplausos do público. Até mesmo uma versão de “Jumpin’ Jack Flash”, dos Rolling Stones, foi executada.

Como não poderia ser diferente, o momento mais esperado da noite estava por vir. “Eye of the Tiger”, um dos maiores clássicos da história do rock, foi a faixa escolhida para o encerramento. Se o vocalista, que já está com 66 anos, apresentou certas limitações em alguns momentos do show, aqui Dave soou como aquele de 29 anos usando sua clássica boina no videoclipe da canção. Um final emocionante e nostálgico, fazendo valer por si só o ingresso e a presença.

O repertório foi curto, um total de 11 faixas foram executadas e a duração foi de apenas uma hora, mas o privilégio em poder assistir uma das mais incríveis vozes do hard e do melodic rock é impagável. Seja pela sua própria fase com o Survivor ou pelas canções de Jimi Jamison, que infelizmente nunca mais teremos a oportunidade de ouvir ao vivo, o show emocionou de forma intensa. Que noite!

SETLIST:

01. Feels Like Love (Survivor)
02. Caught In The Game (Survivor)
03. Hope
04. Summer Nights (Survivor)
05. Burning Heart (Survivor)
06. Jumpin’ Jack Flash (Rolling Stones)
07. Always You
08. Chevy Nights (Survivor)
09. I Can’t Hold Back (Survivor)
10. Take You on a Saturday (Survivor)
11. Eye of the Tiger (Survivor)