CCXP19 é marcada pela diversidade e recorde de público

CCXP19 é marcada pela diversidade e recorde de público

Fotos: Marcos Chapeleta

A CCXP tem se superado a cada ano pela sua grandiosidade e este ano não foi diferente. O maior evento de cultura pop do mundo teve as entradas esgotadas antes mesmo de seu início. A feira reuniu 280 mil pessoas vindas de todas as partes do país, entre os dias 05 e 08 de dezembro, no São Paulo Expo.

Uma coisa já é certa, as estrelas de Hollywood têm suas agendas reservadas no mês de dezembro para desembarcarem ao Brasil. A lista de convidados da CCXP19 foi impressionante, na qual incluiu nomes como Gal Gadot (Mulher Maravilha), Margot Robbie (Arlequina), Ryan Reynolds, o chefão da Marvel, Kevin Feige, também os elencos de “Star Wars: A Ascensão Skywalker”, “La Casa de Papel”, “The Boys”, “The Expanse”, e a presença surpresa de Henry Cavill para promover a série “The Witcher”. Esses são só alguns dos destaques desse ano.

O Artist’s Alley ainda reuniu 450 artistas de quadrinhos e mais 50 artistas da Chiaroscuro Studios, uma das maiores agências de quadrinistas do mundo. Estiveram presentes artistas importantes das HQs, como Frank Miller, Neal Adams, Eduardo Risso, Frank Quitely, Tim Bradstreet, entre tantos outros. Dos nacionais, artistas como Laerte, Marcatti, Ota, Eduardo Vetillo, Rafael Grampá e Mike Deotado Jr. tiveram suas meses no “coração da CCXP”.

Neal Adams

Ivan Costa, um dos idealizadores da CCXP, conversou com exclusividade ao Ligado à Música sobre a edição de 2019. “A gente acabou de ter a nossa maior edição do evento, são 280 mil visitantes, ao longo de quatro dias de evento e mais uma Spoiler Night”, comentou. “A gente ainda está se recuperando da correria que foi uma CCXP desse tamanho, que foi a mais épica de todas e a gente tem a alegria de dizer isso todo ano. A cada nova edição o evento cresce em importância e relevância, não só no Brasil, mas também internacionalmente”, completou.

Desde a primeira edição, o evento preza pelo bem-estar e a diversidade do público. Nos corredores do pavilhão era possível visualizar cartazes com os dizeres “Aqui você pode ser o que quiser” ou até mesmo uma placa gigante no banheiro escrita “Banheiro sem gênero”.

Durante um bate-papo na área de cosplayers, Wellington Silva, conhecido como o Pantera Negra brasileiro, revelou que começou a se aceitar mais após se tornar um cosplayer: “Até 2014 eu alisava o meu cabelo, depois disso assumi quem eu era realmente”. No painel sobre a extinta revista “Herói”, uma fã trans da Bahia, chamada Giovani, disse que se assumiu ao se identificar com um personagem do Cavaleiro dos Zodíacos em uma das edições. Aliás, falando em cosplay, a galera deu um show no evento ao incorporar seus personagens preferidos. Era um mais criativo do que o outro.

Wellington Silva

Uma novidade que chamou a atenção foi a configuração do “aquário” do Omelete, onde acontece entrevistas com os principais convidados. Para quem não conseguiu as disputadas pulseiras no Auditório Thunder, foi montada uma arena com uma passarela no meio para as estrelas interagirem com os fãs. O ator Ryan Reynolds foi um deles que passou pelo espaço, deixando o público extasiado. No entanto, a euforia dos fãs brasileiros fez com que a grade de proteção desabasse em cima do ator de Deadpool, mas ele rapidamente pulou de volta à passarela. Para alívio de todos, ninguém que estava na grade se machucou. Aliás, a estrutura logo foi trocada para segurança de todos.

Quanto aos estandes, destaque para a ativação de “Strangler Things” da Netflix. O espaço recriou o shopping Starcourt, cenário da terceira temporada de série. Ao som de “Girls Just Want To Have Fun”, clássico de Cyndi Lauper, os presentes entravam no shopping onde existiam outros ambientes, como a sorveteria Scoops Ahoy, o mundo invertido e até mesmo encontrar com os “perigosos” russos.

A Warner investiu nos lançamentos “Mulher Maravilha 1984” e “Aves de Rapina”, como também na série “Riverdale” e o clássico “Friends”, recriando o cenário do famoso sofá laranja. Mas nem todo o público conseguiu participar das atividades por conta de um sistema de agendamento por aplicativo. Enquanto isso, o SBT recriou a Vila do Chaves e levou atrações como “Passa ou Repassa” e “Câmera Escondida”, além da presença da lenda das pegadinhas, Ivo Holanda. Já o Globoplay montou uma arena para receber as estrelas das séries e produções da emissora. Para o público das antigas, estava exposta no pavilhão a armadura de Jaspion, a mesma usada nas gravações da série dos anos 1980.

Armadura original do Jaspion

O rock nacional também esteve presente na CCXP19. Durante os quatro dias de evento, bandas como Fresno, Leela, Far From Alaska, Scalene e Supercombo passaram pelo Creators Stage.

Bianca Jhordão, líder do Leela, banda residente da CCXP pelo segundo ano consecutivo, conversou conosco sobre a experiência de tocar novamente para a galera geek. “Para o Leela tocar na CCXP pela segunda vez foi uma das melhores experiências da nossa carreira, superando mesmo a nossa participação na edição do ano passado que já tinha sido magnífica. Nos divertimos muito fazendo a trilha dos três dias de desfile de cosplay tocando trechos de músicas muito significativas e influentes na nossa formação musical. Muitas dessas músicas apresentamos na íntegra no nosso programa musical Leela Live no canal do YouTube. Também tivemos a oportunidade de apresentar o nosso repertório mais recente no palco Creators ao lado de importantes influenciadores e criadores de conteúdo”.

A vocalista ainda relembrou de um momento especial da participação do grupo na CCXP19: “Pra ficar mais épico ainda, tivemos a emoção de apresentar uma trilha especial composta de importantes temas de um dos personagens mais queridos da cultura pop, o Homem-Morcego Batman, no palco Thunder antes dos painéis com as lendas dos quadrinhos Neal Adams e Frank Miller. Pra gente, foi muito épico!”.

Os corredores lotados desse ano devem se repetir na CCXP20, que já tem data marcada: 03 a 06 de dezembro, novamente no São Paulo Expo. Além disso, a produção do evento prepara o CCXP Cruise, o primeiro cruzeiro geek do Brasil, conforme comentou o Ivan Costa. “A gente já está planejando a próxima edição do evento e também planejando o CCXP Cruise, um cruzeiro que vai acontecer em março de 2021 aqui no litoral de São Paulo, indo até Búzios no Rio de Janeiro. Então, teremos muitas novidades pela frente!”.

Confira a seguir algumas fotos que publicamos nas redes sociais ao longo do evento.

 

Ver essa foto no Instagram

 

O rock nacional também está presente na CCXP19, no Creators Stage! #ccxp #fresno #leela #farfromalaska #creatorsstage #ccxp19 #ccxp2019 #ligadoamusica

Uma publicação compartilhada por Ligado à Música (@ligadoamusica) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Segundo dia de CCXP19! 📸 @marcoschapeleta #ccxp #jaspion #batman #harrypotter #ccxp19 #ccxp2019 #ligadoamusica

Uma publicação compartilhada por Ligado à Música (@ligadoamusica) em