Axl Rose, Tom Keifer e Myles Kennedy lamentam morte do preparador vocal Ron Anderson

Axl Rose, Tom Keifer e Myles Kennedy lamentam morte do preparador vocal Ron Anderson

Foto: Reprodução/Instagram

Axl Rose (Guns N’ Roses), Tom Keifer (Cinderella), Matt Heafy (Trivium) e Myles Kennedy (Alter Bridge) prestaram homenagem ao preparador vocal Ron Anderson, que morreu no último domingo (19) aos 75 anos. Em comunicado, a família informou que Ron teve “uma morte pacífica devido a causas naturais”.

“Estamos de luto pela perda de nosso amigo, mentor e companheiro, cuja dedicação ao ofício de cantar tornou uma impressão em todos que ele conheceu”, diz o texto compartilhado no Instagram.

Anderson, um dos treinadores vocais mais requisitados do mundo, auxiliou grandes nomes da música a alcançar seus desafios. Nos últimos 40 anos, ele trabalhou com grandes artistas do pop, como Ariana Grande, The Weeknd e Gwen Stefani, também nomes do R&B como Mary J. Blige e Alicia Keys, e ícones do rock, incluindo Ozzy Osbourne e o líder do Guns N’ Roses.

Axl compartilhou um depoimento em seu Twitter: “Muito triste saber do falecimento do meu amigo e treinador vocal Ron Anderson. Conheci Ron por 35 anos. Ele sempre estava lá quando eu precisava dele. Dizer que Ron realmente conhecia seu ofício é um eufemismo enorme. Obrigado Ron por sempre ter a resposta certa quando era mais necessário!”.

Keifer também prestou homenagem a Anderson no Twitter, escrevendo: “Estou triste em saber que meu treinador vocal e amigo Ron Anderson faleceu. Às vezes, a vida traz a pessoa certa para você quando você mais precisa. Ron literalmente me reensinou como cantar em um momento que eu nunca pensei que seria capaz de cantar novamente. Na verdade, não há palavras que poderiam começar a agradecê-lo por como ele mudou minha vida. Sei que há muitos outros cantores que sentem da mesma forma. Ele foi um professor inspirador e um ser humano maravilhoso. Condolências a sua família e amigos. Descanse em paz, Ron Anderson”.

Segundo Heafy, Ron salvou sua carreira: “Descanse em paz, Ron Anderson – um homem que salvou minha carreira e minha vida”, escreveu no Instagram. “Meu coração e condolências vão para toda a família de Pipe e Ron – especialmente todos os artistas que ele já treinou (e provavelmente salvou)”.

Kennedy também escreveu nas redes sociais: “Ron Anderson era o equivalente musical de um Mestre Jedi. Ele tinha a capacidade de desbloquear o potencial de um cantor com sua incrível riqueza de conhecimento sobre a voz humana, o que permitiu que seus alunos se expressassem através do poder da música. Seja eternamente grato por sua orientação e amizade nos últimos 25 anos. Um ser humano maravilhoso e professor cuja grande voz e sabedoria infinita teve um efeito profundo em muitos de nós. Descanse em paz, meu amigo”.

A carreira de Anderson começou há mais de 50 anos como cantor de ópera. Ron era um barítono, mas logo mudou para um exigente papel de tenor, e então se apresentou em algumas das casas de ópera mais renomadas da Europa e da América do Norte. Ele inicialmente estudou com os melhores professores de voz do mundo, incluindo Dr. Fritz Zweig, Raimund Herincx e Benvenuto Finelli.

Utilizando seu conhecimento íntimo do corpo e das cordas vocais, Ron começou a treinar os melhores artistas em meados da década de 1970 em cidades como Los Angeles, Nashville, Miami, Nova York, Londres e Moscou. Com muitos álbuns vencedores de Grammy e discos de platina em seu currículo, Ron também se tornou um treinador vocal para a indústria de cinema e TV, trabalhando com atores como Tom Cruise, Demi Moore, Brad Pitt e Anne Hathaway na preparação para papéis envolvendo canto.

Anderson também dedicou muito tempo em turnês com artistas, acompanhando seus alunos na estrada para fornecer afinações vocais regulares e instruções práticas para proteger adequadamente a voz.