Astrid Kirchherr, famosa fotógrafa dos Beatles, morre aos 81 anos

Astrid Kirchherr, famosa fotógrafa dos Beatles, morre aos 81 anos

Foto: Reprodução

A fotógrafa Astrid Kirchherr, conhecida por tirar a primeira foto dos Beatles, morreu aos 81 anos. A notícia foi divulgada pelo historiador do grupo britânico Mark Lewisohn: “Ela morreu em Hamburgo na quarta-feira (13), alguns dias antes de completar 82 anos”, escreveu nas redes sociais. A causa da morte não foi revelada.

Aos 22 anos, Kirchherr conheceu os membros da banda ainda no início da carreira, durante uma turnê em Hamburgo. Naquele momento, os Beatles contavam com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best.

Astrid fotografou o grupo pela primeira vez em 1960 na cidade alemã e é creditada por ajudar a desenvolver seu estilo visual. Ela também teve uma relação amorosa com Stuart Sutcliffe antes de sua morte em 1962.

A esposa de George Harrison, Olivia, prestou uma homenagem à fotógrafa no Twitter: “Astrid é e era a mulher mais doce, tão atenciosa, gentil e talentosa, com um olho para capturar uma alma. Nossa família a amava e nada mais que George. Estou verdadeiramente triste, mas honrada por tê-la conhecido”.

O primeiro baterista dos Beatles, Pete Best, escreveu o seguinte na rede social: “Absolutamente atordoado ao ouvir as notícias da passagem de Astrid. Deus te abençoe amor. Nós compartilhamos algumas lembranças maravilhosas e os momentos mais incríveis. Condolências à família e aos amigos”.

Ringo Starr escreveu: “Deus abençoe Astrid, um ser humano bonito e ela tirou ótimas fotos. Paz e amor”.

O filho de John Lennon, Julian, também prestou uma homenagem à Astrid: “Descanse em paz, Astrid”.