Andy Rourke, baixista do The Smiths, morre aos 59 anos

Andy Rourke, baixista do The Smiths, morre aos 59 anos

Foto: Reprodução

Andy Rourke, baixista do The Smiths, morreu aos 59 anos, vítima de câncer de pâncreas. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (19), pelo antigo companheiro de banda, o guitarrista Johnny Marr.

“Com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer de pâncreas”, escreveu Marr nas redes sociais. “Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs. Pedimos privacidade neste momento triste”, acrescentou.

O ex-baterista do Smiths, Mike Joyce, prestou uma homenagem a Rourke, após a notícia de sua morte. O artista saudou Rourke como “não apenas o baixista mais talentoso com quem já tive o privilégio de tocar, mas o cara mais doce e engraçado que já conheci”.

Rourke formou a banda The Smiths em Manchester ao lado de Marr, Joyce e o vocalista Morrissey em 1982. O baixista tocou em todos os quatro álbuns de estúdio do grupo, “The Smiths” (1984), “Meat Is Murder” (1985), “The Queen Is Dead” (1986) e “Strangeways, Here We Come” (1987).

Em 2014, Marr convidou Rourke para participar de seu show no Lollapalooza Brasil para tocar sucessos como “There’s A Light That Never Goes Out” e “How Soon Is Now?”.