The Last Shadow Puppets – Everything You’ve Come To Expect (Domino Records)

Nota: 7

everything-youve-come-to-expect-the-last-shadow-puppetsMuita gente nem esperava que um projeto que começou meio que de brincadeira e sem grandes pretensões, ganhasse um segundo “volume”. No entanto, depois de oito anos de uma estreia bastante elogiada pela crítica com “Age Of The Understatement”, Alex Turner está, mais uma vez, de volta aos holofotes ao lado do guitarrista Miles Kane, em seu projeto paralelo, The Last Shadow Puppets. A dupla acaba de lançar o segundo álbum e já é presença confirmada nos principais festivais europeus deste ano.

Apesar de estar bem longe da proposta de sua banda principal, o vocalista do Arctic Monkeys e Miles Kane, que ficou conhecido à frente do The Rascals, apresentam um disco bem menos esquisito que o anterior e sua atmosfera meio cinematográfica, que remetia a filmes de terror antigos. O som é menos soturno e mais próximo do pop. Mas “Everything You’ve Come To Expect” não deixa de todo para trás a proposta inicial de seu antecessor, e ainda resgata influências e sonoridades perdidas pelo caminho.

O primeiro single, “Bad Habits”, pode ser definido como o momento mais pop do álbum. Mas, assim como no disco de estreia, a diversidade de estilos, ritmos e sons, está – ainda bem – mais uma vez presente. “Aviation”, por exemplo, faixa que abre o repertório, traz de volta o clima viajante que deu o tom em 2008, assim como a ótima “Sweet Dreams TN”. Estão presentes também os anos 70, com a quase disco music, “The Element of Surprise”.

Uma das boas coisas do álbum, que não chega a ser uma surpresa para quem acompanha o trabalho de Alex Turner com seus amigos Monkeys, é a evolução dele como vocalista. Seguro do potencial de sua voz e sem medo de arriscar, como declarou em entrevista recente à rádio BBC, Turner brinda o ouvinte com momentos mágicos, como é o caso da bela “Miracle Aligner”.

O amadurecimento e entrosamento da dupla, apesar do grande intervalo que separa os dois trabalhos, também é evidente. E a diversidade sonora é o maior trunfo do álbum. “Used To Be My Girl” por exemplo, se encaixaria perfeitamente no repertório do início da carreira do Arctic Monkeys, assim como “She Does The Woods”.

O amadurecimento da dupla como compositores é percebido nas letras. A mudança de Alex Turner de Sheffield para Los Angeles e o investimento de Kane em uma carreira solo que vai ganhando força, certamente serviram de combustível para novas questões a serem abordadas. Completam o time novamente, Zach Dawes, o produtor James Ford e o violonista Owen Pallet, responsável pelos arranjos de cordas.