Felipe Machado lança novo livro neste sábado em SP; confira entrevista - Ligado à Música | Ligado à Música

Felipe Machado lança novo livro neste sábado em SP; confira entrevista

16/12/2016  |   Por:

Um-Lugar-Chamado-Aqui-Felipe-Machado-livro

Felipe Machado, jornalista e guitarrista do Viper e do projeto FM Solo, está lançando seu novo livro, intitulado “Um Lugar Chamado Aqui” (SESI-SP Editora). A obra conta com a parceria do ilustrador Daniel Kondo. Ambos estarão presentes, neste sábado (17), às 16h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, local que ocorrerá o lançamento oficial em São Paulo.

O livro aborda a relação entre casais em um mundo globalizado, onde um encontro apaixonado pode ir além de um lugar específico. “A história nasceu da vontade de falar sobre a relação entre lugares e sentimentos em um planeta onde as distâncias estão cada vez menores. Embora muita gente esteja preocupada com fronteiras e nacionalidades, em um mundo conectado já não faz tanto sentido limitar a identidade apenas à origem de alguém”, afirma Felipe.

Autor dos romances “Olhos Cor de Chuva” (Escrituras/2002) e “Martelo dos Deuses” (Artepaubrasil/2007), e dos livros-reportagem “Ping Pong – Aventuras de um Jornalista pela China Olímpica” (Artepaubrasil/2008) e “Bacana Bacana – Aventuras de um Jornalista pela Copa do Mundo da África do Sul” (Seoman/2010), Felipe se aventura dessa vez em uma linguagem simples, com a leitura recomendada para todas as idades.

Um-Lugar-Chamado-Aqui-Felipe-Machado-livro-2

Confira a seguir uma entrevista exclusiva com o autor.

LIGADO À MÚSICA: De onde surgiu a inspiração para escrever o tema do livro que abrange lugares e sentimentos?

FELIPE MACHADO: A minha primeira inspiração foi minha filha, uma vez que costumava ler para ela antes de dormir e com o passar do tempo comecei a achar as histórias muito repetitivas. Na verdade, as crianças gostam de ouvir sempre as mesmas histórias, talvez seja alguma forma de segurança, mas comecei a me cansar. Na mesma época, analisando relacionamentos do meu passado, comecei a perceber que os casais sempre acabam criando um mundo próprio onde podem ser felizes. Não importa se o casal é formado por uma brasileira e um estrangeiro, uma advogada e um artista, uma jovem e um velho. Há lugares onde essas personalidades se encontram, e é aí que fica o ‘Aqui’ de cada um de nós.

LIGADO À MÚSICA: É sua primeira obra com ilustrações. Como surgiu a parceria com Daniel Kondo?

FELIPE MACHADO: Conheço o Daniel há muitos anos, desde que trabalhamos juntos na agência de publicidade DPZ no início dos anos 1990. Desde aquela época, como dupla de criação, desenvolvemos um jeito de trabalhar que é bem complementar. Mas isso não quer dizer que eu penso o texto e ele pensa a ilustração: é bem mais complexo porque o Daniel tem um conhecimento enorme de literatura e eu, por outro lado, também gosto muito de arte e imagens. Então um influenciou no trabalho do outro de maneira bem orgânica, quase sem pensar muito na divisão entre texto e imagem. Acho que por isso a história e as ilustrações dialogam tão bem umas com as outras: é porque nasceram do mesmo processo criativo.

LIGADO À MÚSICA: A forma de escrita é bem leve tanto que é recomendado também para crianças. Isso reflete na posição como pai?

FELIPE MACHADO: Não sei se é um livro para crianças que pode ser lido pelos pais ou se é um livro para os pais que pode ser lido também pelos filhos. A linguagem é simples, mas não é boba; ela pode ser interpretada de maneira complexa também. Pelo menos foi esse o objetivo do livro. Ser uma obra como são as obras dos meus artistas favoritos, ou seja, uma obra aberta, onde o leitor completa a interpretação de acordo com a própria experiência da sua vida. Se cada um interpretar ‘Um Lugar Chamado Aqui’ de maneira diferente, o livro terá alcançado seu objetivo.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Um Lugar Chamado Aqui”
Data: 17 de dezembro (sábado), a partir das 16h
Livraria Cultura do Shopping Iguatemi – Av. Brg. Faria Lima, 2232 – Piso 3 – Jardim Europa, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3030-3310