Black Sabbath se despede do Brasil com show repleto de clássicos em São Paulo - Ligado à Música | Ligado à Música

Black Sabbath se despede do Brasil com show repleto de clássicos em São Paulo

07/12/2016  |   Por:

black-sabbath-morumbi

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O público paulistano presenciou a apresentação histórica do Black Sabbath, no último domingo (04), no Estádio do Morumbi. Cerca de 65 mil pessoas assistiram o último show da carreira dos pais do heavy metal no Brasil.

Com apenas 5 minutos de atraso do horário previsto, os integrantes originais, Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler, acompanhados por Tommy Clufetos, subiram ao palco para iniciar o show com o clássico “Black Sabbath”. A multidão que era composta por várias gerações vibraram como uma espécie de culto ao metal.

Durante a performance de 1h40, o grupo britânico fez um setlist que contou com 13 músicas, seguindo o que vinha apresentando nos últimos shows da “The End Tour”. Mas nem por isso a noite deixou de ser especial. A forte chuva que caiu no Morumbi também não atrapalhou a apresentação. Em “War Pigs”, a tempestade veio de uma vez para lavar a alma dos camisas pretas.

Ozzy, que acabou de completar 68 anos de idade, continua sendo carismático com os fãs. Suas tradicionais frases, como “I can’t hear you” (não consigo te ouvir) e “I love you all” (amo todos vocês) funcionam para se aproximar do público. Apesar de não alcançar mais os agudos como antes, o Mr. Madman adora estar no palco. Recentemente declarou que não pensa em se aposentar e planeja um novo álbum solo. Diferente de Iommy que prefere evitar longas turnês. De qualquer forma, o guitarrista deu o seu melhor em riffs e solos que foram claramente copiados por outros músicos. Vale lembrar que Tony está curado do câncer que lutou há anos.

O discreto Butler não é menos importante na banda, pelo contrário. Além de ser o principal compositor, seus arranjos também são marcantes na carreira do Sabbath. A ausência de Bill Wards na excursão de despedida é compensada pela performance de Clufetos. O baterista chama atenção pela forma energética de tocar. Aliás, um longo solo animou a galera na noite de domingo, o qual serviu para chamar o sucesso “Iron Man”. O encerramento do show não poderia ter sido diferente com a execução de “Paranoid”, clássico absoluto do grupo.

As últimas datas da turnê “The End” acontecem em fevereiro em Birmingham, na Inglaterra, cidade natal do Sabbath.

Confira a seguir o setlist do show e alguns vídeos gravados por fãs:

01. Black Sabbath
02. Fairies Wear Boots
03. After Forever
04. Into the Void
05. Snowblind
06. War Pigs
07. Behind the Wall of Sleep
08. N.I.B.
09. Rat Salad (com solo de bateria)
10. Iron Man
11. Dirty Women
12. Children of the Grave

Bis:
13. Paranoid