TBT: Bon Jovi – Bounce (2002)
Lançado em 2002 e influenciado pelos ataques de 11 de setembro, “Bounce” talvez seja o trabalho mais injustiçado de toda a discografia do Bon Jovi. O oitavo disco dos americanos de Nova Jersey vem quase que como uma continuação de seu antecessor “Crush”, de 2000, porém, com muito (com enorme foco na palavra) mais peso. ⠀ ⠀
“Undivided”, faixa de abertura do álbum, com a lírica mais do que patriota e seu riff em Drop-D (com a sexta corda afinada em um tom inteiro abaixo para os não músicos que aqui passarem), e “Hook Me Up”, são a prova disso.
“Bounce”, faixa-título e detentora da estrela de melhor canção do disco, traz a dupla Richie Sambora & Jon Bon Jovi em modo de ataque nos presenteando com um rock de arena chiclete e maravilhosamente grudento (call it karma, call it luck, me I just don’t give a f-f-f-f-).
Como não poderia ser diferente, aqui também temos um punhado de boas baladas. “Joey”, que conta a história de um rapaz de mesmo nome, “Right Side of Wrong”, “All About Lovin’ You” e “You Had Me From Hello” cumpririam seu papel tranquilamente se tivessem que substituir “I’ll Be There For You” no repertório atual da banda.
Apesar disso, é com a faixa de despedida, “Open All Night”, que Jon nos presenteia com uma carga emocional fora da reta. Aliás, quase me esqueço. O disco conta também com “Misunderstood”, canção que estourou no Brasil por ter feito parte da trilha sonora da novela “Mulheres Apaixonadas”, em 2003. Apesar de saturada (alguem ainda aguenta?), a música foi lançada como single e conta com um dos clipes mais engraçados de todos os tempos.
“Bounce” não mudou a cena e muito menos inovou o som do grupo, que já havia deixado claro que surfaria no pop rock comercial de sucesso da época, porém, veio com um nivelamento acima da média durante toda o andamento do disco, debutando no 2º lugar da Billboard 200, posição mais alta que o grupo havia conseguindo em um lançamento até então. Com toda certeza, é o meu disco favorito dessa fase Bon Jovi 2000-2019.