Steve Harwell, vocalista do Smash Mouth, morre aos 56 anos
Foto: Reprodução/YouTube
Steve Harwell, vocalista fundador do Smash Mouth, morreu na manhã desta segunda-feira (04), aos 56 anos. O artista estava com insuficiência hepática em estágio terminal e recebia cuidados paliativos em sua casa em Boise, Idaho, nos Estados Unidos.
De acordo com empresário do grupo, Robert Hayes, Harwell faleceu “cercado pela família e pelos amigos”. “Mesmo que Steve tenha deixado o Smash Mouth há 2 anos, e a banda continue em turnê com o novo vocalista Zach Goode, seu legado continuará vivo através da música”, disse à Rolling Stone.
Nas redes sociais, o Smash Mouth escreveu: “Steve Harwell era um verdadeiro original americano. Um personagem grandioso que subiu ao céu como uma vela romana. Steve deve ser lembrado por seu foco inabalável e determinação apaixonada para alcançar o auge do estrelato pop”.
Harwell lidou com o alcoolismo e vários problemas de saúde nos último anos. Em 2013, o cantor foi diagnosticado com um problema cardíaco (cardiomiopatia) e neurológico (encefalopatia de Wernicke). Steve se aposentou em 2021 após um show caótico em Nova York. No ano seguinte, a banda escalou Zach Goode como novo vocalista.
Harwell formou o Smash Mouth com seu empresário (o baterista Kevin Coleman), o guitarrista Greg Camp e o baixista Paul De Lisle, esse último ainda em turnê com o grupo. O primeiro álbum lançado pelos caras foi Fush Yu Mang (1997), que conta com o single “Walkin’ on the Sun” e o cover “Why Can’t We Be Friends?”. A popularidade veio com sucessos como “All Star” e o cover de “I’m a Believer”, dos Monkees, para a trilha sonora do filme Shrek (2001).