Soundgarden: membros remanescentes gostariam de terminar demos gravadas por Chris Cornell
Kim Thayil, guitarrista do Soundgarden, declarou em entrevista ao Music Radar que ele e os demais membros da banda gostariam de trabalhar nas demos que foram gravadas por Chris Cornell. O material foi feito para o sétimo álbum do grupo, que foi interrompido com a morte do vocalista, e agora está abandonado.
“Tentamos fazer isso há dois anos, mas não temos nenhuma das demos em que Chris estava trabalhando… Temos cópias delas, mas o que precisamos são os arquivos originais, para que possamos fazer overdub e terminar o registro. Nós não estamos em posse deles”, explicou Thayil.
Questionado sobre o que seria necessário para que Thayil, o baterista Matt Cameron e o baixista Ben Shepherd tivessem acesso às fitas, o guitarrista respondeu: “Não sabemos. Pedimos gentilmente e sugerimos que isso beneficiará todas as partes, se a banda poder ter esses arquivos, e poderíamos terminar as músicas em que estávamos trabalhando. Mas parece haver alguma confusão entre várias partes sobre o que isso implicaria e como isso funciona, e quem seria beneficiado”.
O Soundgarden estava trabalhando em um novo álbum de estúdio – o sucessor do “King Animal”, de 2012 – quando Cornell se suicidou depois de um show em Detroit, em maio de 2017.
Em relação a sonoridade do trabalho, o Thayil comentou: “Curiosamente, há um elemento psicodélico. Nós tivemos talvez algumas músicas tristes, e algumas músicas pesadas que em geral parecem ser – onde nós estávamos no processo de composição – meio que misturadas como ‘King Animal’, mas um pouco menos das coisas pesadas. Mas ainda era interessante, ainda uma coisa peculiar”.