Rolling Stones deixam de tocar ‘Brown Sugar’ por causa de referências à escravidão
Foto: Reprodução
Os Rolling Stones deixaram de tocar o clássico “Brown Sugar” nos shows da atual turnê No Filter nos Estados Unidos. O motivo é que a letra da canção de 1971 tem referências sobre a escravidão.
O assunto veio à tona durante uma entrevista com Mick Jagger e Keith Richards ao Los Angeles Times: “Você percebeu isso, hein?”, disse Richards quando foi questionado sobre a ausência da música no setlist. “Eu não sei. Estou tentando descobrir exatamente qual é o problema. Não percebem que esta é uma canção sobre os horrores da escravidão?”.
Ele continuou: “No momento, não quero entrar em conflito com isso, mas espero que possamos voltar a tocar em algum momento no futuro”.
Jagger acrescentou: “Tocamos ‘Brown Sugar’ todas as noites desde 1970, então às vezes pensamos, ‘vamos tirar do repertório e ver no que vai dar’. No entanto, o vocalista explicou que existe a possibilidade do clássico ser tocado novamente: “Escolher um setlist em um show de estádio é meio difícil, pode ser que a música volte. Toquei ‘Let it Bleed’ no último show, com uma guitarra de doze cordas”.