Rock Brasil 40 anos: obra de Cazuza reina em segundo dia do festival em SP
Fotos: Marcos Chapeleta
O segundo dia do Festival Rock Brasil 40 anos em São Paulo, que rolou no último domingo (03), no Memorial da América Latina, foi marcado por uma celebração a obra de Cazuza.
A tarde começou com o show de Leoni, artista que participou das bandas Kid Abelha e Heróis da Resistência nos anos 80. O repertório contou com clássicos como “Educação Sentimental, “Lágrimas e Chuva”, “Pintura Íntima”, “Doublê de Corpo”, “Só Pro Meu Prazer”, entre tantos outros.
Durante a performance, o cantor comentou sobre a importância de um evento desse porte no momento em que a cultura está sendo pouco valorizada no país. Ele também se recordou dos dois anos de pandemia e disse ter ficado feliz em encontrar no hotel os diversas profissionais do entretenimento trabalhando novamente.
“Alguém aqui foi a um show do Heróis da Resistência?”, perguntou Leoni à plateia que cantava e dançava os hits do cantor. O setlist também teve espaço para sucessos de sua carreira solo, entre eles, “Temporada das Flores” e “Garotos II”, e também para a parceria com Cazuza, “Exagerado”.
Em seguida, foi a vez dos irmãos Rogério Flausino (Jota Quest) e Wilson Sideral subirem ao palco do Rock Brasil 40 anos para prestar um tributo ao cantor e compositor Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza.
Com uma ótima performance, os caras agitaram o público com canções de diversas fases do artista homenageado, incluindo clássicos como “O Tempo Não Para”, “O Nosso Amor a Gente Inventa”, “Solidão Que Nada” e “Faz Parte do Meu Show”.
“Rock Brasil 40 anos! Obrigado a Peck por essa oportunidade maravilhosa de celebrar essa geração incrível. É uma honra pra gente estar aqui”, disse Sideral.
Já no final, o guitarrista tocou um trecho do hino nacional para introduzir o clássico “Brasil”. Neste momento, houve xingamentos da plateia ao presidente Bolsonaro. Flausino e Sideral acrescentaram um trecho de “Zé Ninguém” do Biquini Cavadão para encerrar o show.
Leo Jaime veio em seguida para continuar com a festa da era de ouro do rock nacional. Uma curiosidade: foi ele quem indicou Cazuza à então nova banda Barão Vermelho para ser o vocalista.
No repertório, o cantor e ator apresentou seus hits no evento que já começava a anoitecer. Entre eles, “A Vida não Presta”, “As Sete Vampiras”, “Rock Estrela” e “Conquistador Barato”. Antes de tocar “O Podre”, Leo perguntou para os fãs: “Alguém aqui já colocou uma pilha no freezer? Ou colocou bombril na antena? Ou lambeu a tampa do iogurte?”.
O artista também recordou os tempos de João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, banda que fez falta nessa etapa paulista do Rock Brasil 40 anos. O setlist de Leo Jaime ainda prestou um tributo ao rock internacional dos anos 80 com versões de “Back On The Chain Gang”, do The Pretenders; “Boys Don’t Cry”, do The Cure; e “Should I Stay or Should I Go”, do The Clash. O encerramento do show contou com a participação de Leoni em “A Fórmula do Amor”.
O Barão Vermelho, com os vocais de Rodrigo Suricato, ficou encarregado de encerrar o festival. O grupo apresentou sucessos de diversos momentos da carreira, como “Bete Balanço”, “Maior Abandonado”, “Por que a Gente é Assim?”, “O Poeta Está Vivo”, “Por Você” e “Puro Êxtase”.
Em outro momento do show, o tecladista e fundador Maurício Barros assumiu o microfone para cantar “Cuidado” e uma versão de “Malandragem Dá Um Tempo”, de Bezerra da Silva. “Viva o Barão Vermelho de todos os tempos”, disse Suricato.
Para encerrar a celebração do dia, o Barão convidou ao palco Rogério Flausino e Ana Cañas para o gran finale com “Pro Dia Nascer Feliz”.
O Rock Brasil 40 anos acontece até o dia 21 de abril no Memorial da América Latina. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Certo. No próximo domingo (10), os shows serão de Ultraje a Rigor, Titãs, Ira! e Camisa de Vênus. Veja os horários aqui.
Confira a seguir a programação completa.
10/04: Ultraje a Rigor, Titãs, Ira! e Camisa de Vênus.
17/04: Paulo Ricardo, Ce Lee Bration (tributo a Rita Lee), Humberto Gessinger e Blitz.
21/04: Frejat, Nando Reis, Arnaldo Antunes e Marina Lima.
Ver essa foto no Instagram