Rita Lee libera acervo para exposição no MIS; confira fotos
Fotos: Marcos Chapeleta
Acaba de chegar ao MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, a Samsung Rock Exhibition Rita Lee, que está très chic, como a própria cantora diria. Do começo ao fim, somos convidados a viajar em um mundo próprio da grandeza e complexidade de Rita Lee. Uma exposição para celebrar e exaltar a nossa “Rainha do Rock”, tão gigante para a cultura nacional.
O porão do casarão onde viveu com os pais e as irmãs é nossa primeira parada. Paredes com fotos de vários artistas, entre eles duas paixões especiais: James Dean e Peter Pan. Ali Rita tinha a liberdade para explorar suas diversas camadas, e foi onde começou a desenvolver seus dons artísticos. No casarão iniciou aulas de piano e essa é uma das relíquias que podem ser vistas bem de perto. O piano pertenceu à sua vó, passou para a mãe Chesa quando tinha 16, e Rita o herdou. Aliás, nele foi composta “Coisas da Vida”.
E falando em relíquias, uma atenção especial ao vestido de noiva que a Rita usou em um festival no Rio de Janeiro, as botas pratas afanadas de uma boutique em Londres, e a fita de rolo original de “Lança Perfume”. O acervo é gigante, e em cada ala vemos um novo momento desse grande baú de lembranças que é a vida da artista. Sua essência é apresentada com cuidado e detalhes, misturados com desacato, poesia e liberdade.
Se o objetivo era trazer alegria, esse papel os responsáveis João Lee (filho e curador da exposição), Guilherme Samora (diretor artístico), Chico Spinosa (cenógrafo) cumpriram bem. É impossível não sair cantarolando as músicas ao longo do percurso, sentir a Rita e viver com ela a autenticidade do seu olhar para vida.
A exposição será mutável, por isso já se programe para a primeira e outras visitas. A ideia é ir substituindo os itens já que o que não falta é história para contar. E leve seus fones de ouvido para escutar essas histórias sendo contadas pela Rita, pois os ambientes têm QR codes e a sua narração.
E para finalizar, vamos de spoiler. Depois de anos longe dos estúdios, Rita Lee prepara para a próxima segunda-feira (27) o lançamento de uma música inédita, intitulada “Change”, que faz parte do projeto remix com Gui Boratto. Além disso, remexer nesse baú não poderia parar só nessa exposição, certo? A intenção é produzir um filme/documentário sobre a nossa “Rainha do Rock” e seus 50 anos de carreira.
A Samsung Rock Exhibition Rita Lee fica no MIS até no dia 28 de novembro de 2021, das 10h às 18h de terça a domingo. Os ingressos estão disponíveis no site da Ingresso Rápido e Inti por R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) a venda. As manhãs serão gratuitas das 10h às 11h30, de terça a sexta. Sujeita a lotação.