Pearl Jam lança versão sem censura do clipe de ‘Jeremy’
Foto: Reprodução/YouTube
O Pearl Jam divulgou a versão sem censura do clipe de “Jeremy”, single do álbum Ten, de 1991. Com direção de Mark Pellington, a versão editada foi lançada no ano seguinte devido às leis de censura na televisão.
Na nova edição, chamada como “Jeremy (uncensored version)”, o personagem Jeremy, interpretado por Trevor Wilson, coloca uma arma na própria boca e comete suicídio após ser alvo de bullying na escola onde estudava. O vídeo censurado não mostrava a arma.
O lançamento coincide com uma campanha de combate a violência nos Estados Unidos, além de marcar o que seria o 27º aniversário de Breonna Taylor, uma mulher negra que foi morta por policiais em Louisville, no Kentucky.
“Observando o aumento impressionante da violência armada desde a estreia de ‘Jeremy’, estamos lançando a versão completa e sem censura do clipe, que não estava disponível em 1992 devido às leis de censura para a TV”, diz o Pearl Jam em comunicado.
Em 1992, o vídeo de “Jeremy” ganhou quatro prêmios do MTV Video Music Awards, incluindo Melhor Vídeo do Ano, Melhor Vídeo de Grupo, Melhor Vídeo de Metal/Hard Rock e Melhor Direção.