Nazareth: Noite de clássicos e nostalgia em São Paulo
Depois de quase uma década sem se apresentar pela capital, o Nazareth retornou à São Paulo. Na última passagem pelo Brasil, ainda com o vocalista Dan McCafferty, o grupo tocou no Citibank Hall, pela turnê comemorativa de 40 anos de estrada, e com a casa cheia. Oito anos depois, os escoceses tocaram em um local bem menor, no Estúdio, em Pinheiros, na última quinta-feira (26). O show de abertura ficou por conta do StormSons, projeto recente de Cadu Pelegrini, também do Kiara Rocks, mas esse com um som muito mais obscuro do que o hard rock do grupo que trouxe reconhecimento para o vocalista. A banda agradou os presentes, tocando faixas de seu EP “555”, que pode ser encontrado no Spotify.
Com o início do show marcado para as 21h, o Nazareth foi subir no palco depois das 22h30. O atraso não pareceu ter sido culpa da banda, levando em conta que a casa abriu mais de uma hora depois do combinado, então todo o evento teve o seu horário modificado. Conforme previsto, a banda abriu o show com “Silver Dollar Forger”, faixa que vem sendo figurinha carimbada no início das apresentações do grupo. A dobradinha inicial ficou por conta da pesada “Miss Misery”, levantando o público no Estúdio.
Os vocais de Dan eram marcantes e o seu drive inconfundível, porém, devido a uma doença pulmonar crônica, o vocalista anunciou a sua aposentadoria em agosto de 2013. Ainda assim, o último álbum da banda, “Rock ‘N’ Roll Telephone”, lançado em março de 2014, foi gravado com McCafferty. Com uma tarefa não das mais fáceis, Carl Sentance foi o escalado para substituir o lendário vocalista e não precisou de muito tempo para conquistar o público paulista.
“Obrigado São Paulo, isso é sensacional, continuem assim!”, disse Carl em seu primeiro contato com a plateia. Com vocais diferentes dos de Dan, o cantor possui uma voz mais melódica, cantando com a alma em cada uma das faixas da banda, trazendo uma roupagem nova para os clássicos do Nazareth. O primeiro grande clássico da noite, “Dream On”, caiu muito bem nas mãos de Sentance.
O baixista Pete Agnew, único membro da formação original, dominava completamente as cordas de seu instrumento, sempre muito simpático e com um sorriso estampado no rosto. Sem tanto tempo de banda, porém, com seus devidos méritos, Lee Agnew (bateria) e Jimmy Murrison (guitarrista desde a década de 1990) mostraram ser músicos extremamente competentes.
Sucessos não faltaram no repertório do grupo, faixas como “Changin’ Times” e “Hair of the Dog” (essa última com direito a um grito de “Guns N’ Roses” vindo de alguém da plateia), fizeram o público se animar e dançar. Por outro lado, como não poderiam faltar, as clássicas e nostálgicas baladas do grupo estiveram também presentes. Destaque para “Where Are You Now” e “Love Hurts”, faixa de maior sucesso do Nazareth, que foi ovacionada pela plateia em seu término.
Fechando o repertório normal, a banda se retirou do palco. Logo depois, um membro da Staff apareceu para a plateia todo animado: “Vamos lá galera, nós estamos tocando para uma banda lendária, cadê os aplausos de vocês?”, disse ele. A plateia então aplaudiu e gritou pelo nome do grupo. “Mais alto, são lendas do rock”, continuou. Nisso, a banda voltou ao palco e Pete recebeu um prêmio das mãos do Staff. Fechando o repertório, as faixas para o bis foram a belíssima “Love Leads to Madness”, “Broken Down Angel” e “Morning Dew”.
Apesar dos atrasos do evento, assistir a uma apresentação do Nazareth foi um programa bem bacana para o feriado, agradando os presentes, que ainda contaram com a circulação dos membros do grupo na casa de show após a apresentação, distribuindo fotos e autógrafos. Apesar de diversas mudanças em sua formação, o Nazareth, com seus quase 50 anos de banda, mostrou que ainda sabe como fazer um show digno ao legado da banda.
Setlist:
Silver Dollar Forger
Miss Misery
Razamanaz
This Flight Tonight
Dream On
Holiday
This Month’s Messiah
Turn On Your Receiver
Where Are You Now?
Beggars Day
Changin’ Times
Hair of the Dog
Expect No Mercy
Love Hurts
Encore:
Love Leads To Madness
Broken Down Angel
Morning Dew.