Morten Harket: ‘A-ha agora é um capítulo encerrado para mim’
O vocalista Morten Harket aproveitou a turnê do A-ha na Alemanha para lançar sua autobiografia, intitulada “My Take On Me”. Para promover a obra, Morten concedeu uma entrevista ao site suíço Blick, antes de um show em Zurique. No entanto, suas declarações surpreenderam os fãs do grupo norueguês. Sem rodeios, Morten declarou que o “A-ha agora é um capítulo acabado para mim”. Durante a entrevista, o artista afirmou que a banda chegará ao fim em definitivo após a turnê atual. O cantor também disse que sua decisão ocorreu pelo fato de que os três integrantes não são mais próximos o suficiente para continuar gravando discos, viajando pelo mundo e fazendo shows. “Trabalhar no A-ha precisa ser gratificante para mim em um nível espiritual também, e isso não tem sido o caso. Talvez as coisas tenham se deteriorado ao longo dos últimos 30 anos”, continuou Harket.
Ao ser questionado sobre o sucesso, o cantor disse que isso nunca o interessou. Para ele, sua imagem na TV e “o cara com o microfone” lhe incomoda. “Além disso, o que tem de especial quando você tem que passar horas se escondendo em seu quarto de hotel, porque centenas de fãs estão esperando lá fora? Eu prefiro encontrar pessoas individualmente, em vez de massas. Mas eu não tenho a capacidade emocional ou tempo para atender a todos individualmente. No fim das contas, eu sou apenas uma pessoa”, desabafou.
Por fim, Morten revelou que pretende voltar para sua vida simples com a namorada e sua filha de 7 anos de idade. “Depois do nosso último show na Noruega, em 7 de maio, eu vou ficar com os pés descalços e desligar as luzes”.
O site oficial do A-ha publicou um comunicado sobre a entrevista se desculpando pelo mal-entendido nas declarações de Morten Harket. O texto diz que algumas observações do vocalista não foram apresentadas com o contexto completo. A nota ainda esclarece sobre o possível fim do A-ha: “O disco ’Cast In Steel’ foi anunciado como um projeto de ‘um álbum, uma turnê’, e suas observações simplesmente confirmaram isso. Isso não significa que não poderá ocorrer outros projetos, mas nada está planejado no momento”.