Morre Eduardo Amarante, guitarrista do Zero, Azul 29 e Agentss
Foto: Reprodução/Facebook
Eduardo Amarante, guitarrista das bandas Zero, Azul 29 e Agentss, morreu nessa segunda-feira (21). A informação foi divulgada pelo vocalista Guilherme Isnard. A causa da morte não foi revelada.
“O Brasil perde hoje um de seus maiores guitarristas”, escreveu o líder do Zero. “O bom gosto e o fraseado elegante, a economia de notas e a busca incansável pelos acordes perfeitos, os bends inigualáveis e a timbragem personalíssima de Eduardo Amarante e sua Les Paul, foram grandes responsáveis pela identidade sonora da formação ‘clássica’ do ZERØ”.
Ele continou: “É impossível esquecer a intro e o solo de ‘Agora Eu Sei’, o riff e o solo de ‘Formosa’, as guitarras de ‘Quimeras’… e outros tantos registros memoráveis conosco e com o Agentss e o Azul 29, as outras bandas seminais por onde passou”.
Formada em 1983, o Zero lançou um compacto no início de carreira com as músicas “Heróis” e “100% Paixão”. Em 1985, Guilherme Isnard reestruturou a banda e convidou o guitarrista Eduardo Amarante. No ano seguinte, o grupo lançou o álbum Passos No Escuro, que conquistou grande sucesso nas rádios de todo o país com a música “Agora Eu Sei”, que contava com a participação de Paulo Ricardo.
O Azul 29 foi muito importante no movimento new wave no Brasil. O grupo formado em 1982 após o fim do Agentss trazia em sua sonoridade teclados e sintetizadores, tendo como influência o Kraftwerk.