Metallica lamenta morte de Ennio Morricone, renomado maestro e compositor italiano
Foto: Reprodução
Ennio Morricone, renomado maestro e compositor de trilhas sonoras, morreu aos 91 anos nesta segunda-feira (06), na Itália. O artista estava internado em uma clínica em Roma após sofrer uma queda e fraturar o fêmur há alguns dias.
O artista criou cerca de 500 trilhas para o cinema e televisão, incluindo produções do gênero “spaghetti westerns”, que consagrou Clint Eastwood na década de 1960.
Entre suas principais composições para filmes, estão “Três Homens em Conflito”, “A Missão”, “Era uma Vez na América”, “Os intocáveis” e “Cinema Paradiso”. Ao longo da carreira, Morricone conquistou dois Oscars e dezenas de outros prêmios, como Globos de Ouro, Grammys e BAFTAs.
O Metallica utiliza há décadas a trilhas sonora “The Ecstasy of Gold”, do filme The Good, the Bad and the Ugly (Três Homens em Conflito), de 1966, na abertura de seus shows. O mesmo acontecia com os Ramones para encerrar suas apresentações.
“Descanse em paz, Ennio Morricone. Sua carreira foi lendária, suas composições eram atemporais. Obrigado por definir o clima para muitos de nossos shows desde 1983”, escreveu o Metallica nas redes sociais.
Mike Patton também é apaixonado pela obra de Morricone. Em 2010, o vocalista do Faith No More lançou o Mondo Cane como um tributo a obra do maestro italiano. Depois de três anos, ambos se apresentaram juntos com o projeto no Chile.
[atualizado] James Hetfield, do Metallica, também prestou um tributo a Ennio Morricone nas redes sociais: “O dia em que tocamos ‘The Ecstasy of Gold’ como nossa nova introdução em 1983 foi mágica! Desde então, tornou-se parte do nosso fluxo sanguíneo, respiração profunda, socos, orações e ritual pré-show. Eu cantei essa melodia milhares de vezes para aquecer minha garganta antes de subir ao palco. Obrigado, Ennio, por nos inspirar, por ser uma grande parte de nossa inspiração e por uma ligação entre banda, equipe e fã. Eu sempre pensarei em você como parte da família Metallica”.