Luiz Oscar Niemeyer apresenta o livro ‘Memórias do Rock’
Foto: Divulgação
O produtor Luiz Oscar Niemeyer, responsável por grandes shows no Brasil, como os Rolling Stones na praia de Copacabana e as turnês de Paul McCartney, conta sua trajetória, desafios e casos de bastidores no livro Memórias do Rock (ed. Francisco Alves). A publicação tem a colaboração de Antônio Carlos Miguel.
Pouca gente sabe, mas os pedidos desafiadores das estrelas da música para seus shows chegaram ao Brasil junto com o Rock in Rio, em 1985. Rod Steward foi o mais difícil, com a exigência de 200 toalhas para sua apresentação. O pedido virou folclore. Como não existia esse número disponível, Amin Khader, então responsável pelos camarins, passou por todos os hotéis da Barra recolhendo as toalhas que encontrava. Durante o show, Stewart usava 2 a 3 toalhas a cada música para se enxugar, assim como sua banda. Hoje, pedir toalhas em quantidade já nem assusta mais.
Ainda sobre bastidores, os Beatles quase vieram ao Brasil. Em 1993, o produtor Luiz Oscar Niemeyer recebeu um telefonema de Barrie Marshall, que cuidava da carreira dos músicos ingleses, perguntando o que ele achava de fazer um show dos Beatles no país. Eufórico, Niemeyer só falou, “como assim???”.
“É simples, vamos reunir Paul, George e Ringo, para fazer o réveillon na Praia de Copacabana, e, de repente, ainda trazemos Eric Clapton para completar”, completou Marshall.
O projeto acabou não acontecendo. Anos mais tarde, a atuação de Luiz Oscar foi fundamental para trazer Paul McCartney algumas vezes ao Brasil, passando não só por Rio de Janeiro e São Paulo, mas também por cidades do Sul, Nordeste e Centro Oeste. Em 2017, ele chegou ao marco de 1,5 milhão de ingressos no país. Em 2019, voltou para shows em São Paulo e Curitiba.
Em 2022, Luiz Oscar tem um novo desafio: o Festival MITA, que acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com line-up bem diverso, traz nomes como Gorillaz, Gilberto Gil, Rüfüs du Sol, Marcelo D2, The Doors, Jão, Marina Sena, Marcos Valle, The Kooks, entre outros. O MITA – Music is the Answer vai reforçar o impacto da música além do entretenimento, realizando importantes ações de responsabilidade social e ambiental durante o evento.