Lollapalooza Brasil: Noel Gallagher e banda fazem show digno de headliner

Noel-Gallagher-Camila-Cara
Foto: Camila Cara

Com pouquíssimas palavras direcionadas à plateia, um sorrisinho aqui e outro ali, Noel Gallagher, ícone da música britânica, se apresentou nesse domingo (13), no segundo dia do Lollapalooza Brasil. Mesmo subindo ao palco no fim da tarde, Noel e sua banda High Flying Birds fizeram um espetáculo digno de headliner.

Apesar da grande concentração de fãs que havia em frente ao palco Skol, boa parte do público ainda estava descendo do show do Alabama Shakes quando “Everybody’s On The Run”, do álbum de estreia da banda de Noel, “Noel Gallagher’s High Flying Birds” (2011), deu início a uma das melhores apresentações dessa edição do festival. Se durante o show boa parte da galera demonstrava não conhecer as músicas da fase pós-Oasis de Noel, a euforia de ter um dos ícones da década de 1990 no palco fez com que todos fossem à loucura durante a faixa introdutória do show, em uma versão muito mais animada do que a original.

Com foco muito maior em seus trabalhos mais recentes, pelo menos no que se diz respeito a primeira parte do show, Noel mostrou o porque de ser um dos maiores e mais aclamados artistas britânicos. Faixas como “Lock All the Doors”, “In the Heat of the Moment” e “Riverman” demonstraram que o inglês ainda é capaz de compor grandes músicas que soam muito mais empolgantes ao vivo, e que surpreenderam aqueles que não conheciam sua carreira solo.

Noel-Gallagher-Camila-Cara-2
Foto: Camila Cara

“Gostaria de dedicar essa música para todos os fãs de Oasis” foram as palavras de Noel antes de “You Know We Can’t Go Back”, enganando a plateia que esperava pelas músicas do antigo grupo do músico. Apesar do alarme falso, foi a partir dali que os covers de Oasis (se é que podemos chamar de cover) começaram a surgir no repertório. A primeira aparição aconteceu com “Champagne Supernova”, acompanhada fielmente pelo público. Faixas como “Listen Up” e “Digsy’s Dinner”, ambas do Oasis, também foram bem recebidas, mas foi com o maior hit de sua banda e para a surpresa de muitos que ali estavam (o músico não costuma tocá-la em seus shows), que Noel finalmente levou todos à loucura. “Wonderwall”, fez o palco principal do festival parar e cantar em uma só voz com Noel, que interpretou o clássico em uma versão muito mais puxada para a de Ryan Adams do que pela versão original junto com seu irmão Liam.

O show ainda contou com músicas como “The Mexican”, onde o inglês perguntou quantos mexicanos haviam na platéia, “If I Had a Gun…”, uma das mais conhecidas do álbum de estreia de sua carreira solo, e “AKA… What a Life”. Ao término da mesma e antes de tocar a saideira, Noel pediu para a público aproveitar o show da Florence e disse que iria até o outro palco para assistir o Jungle, grupo também inglês que se apresentaria ainda naquela noite.

“Vejo vocês em algum lugar da estrada, muito obrigado”, foram as palavras de Noel antes de dar início a “Don’t Look Back in Anger”, do Oasis, sendo um dos momentos mais emocionantes do festival. Talvez um dos mais emocionantes entre todas as edições que já passaram por aqui. Foi sobre a agradável chuva fina que caía no Autódromo de Interlagos e com o coro de milhares de pessoas ecoando sobre seu refrão, que Noel encerrou com a canção. O músico agradeceu novamente e finalmente deixou o palco, depois de pouco mais de uma hora de show.

Noel Gallagher mostrou que não é preciso interagir muito para se fazer um bom show. Quando se possui talento de sobra e uma excelente banda de apoio, a falta de presença de palco é compensada na música em si e foi isso que fez de Noel Gallagher’s High Flying Birds uma das melhores apresentações do festival, deixando ainda aquele ar de que o grupo poderia ter sido headliner. Dessa forma, o repertório teria sido provavelmente maior e o “ar de quero mais” da plateia, menor. Os fãs saíram bem satisfeitos com a consistente apresentação dos ingleses.

Setlist – Noel Gallagher no Lollapalooza Brasil 2016

01 – Everybody’s on the Run
02 – Lock All the Doors
03 – In the Heat of the Moment
04 – Riverman
05 – The Death of You and Me
06 – You Know We Can’t Go Back
07 – Champagne Supernova (Oasis)
08 – Dream On
09 – Listen Up (Oasis)
10 – The Mexican
11 – Digsy’s Dinner (Oasis)
12 – If I Had a Gun…
13 – Wonderwall (Oasis)
14 – AKA… What a Life!
15 – Don’t Look Back in Anger (Oasis)