Lollapalooza Brasil: Mumford & Sons faz apresentação calorosa

mumfor-and-sons-lollapalooza-brasil
Foto: Camila Cara

Vencedores de diversas premiações, entre elas o álbum do ano no Grammy Awards de 2013, os britânicos do Mumford & Sons levantaram a plateia e fizeram todo mundo dançar em um dos shows mais enérgicos dessa edição do Lollapalooza Brasil. Se apresentando pela primeira vez em terras brasileiras, o grupo mesclou seu repertório entre as duas fases de sua discografia: a primeira voltada mais para o folk rock, já a outra para a mais recente, com o indie/pop rock do álbum recém-lançado “Winder Mind” (2015).

Com um público digno de headliner, que já povoava os arredores do palco Onix, cerca de trinta minutos antes da apresentação, o Mumford & Sons subiu ao palco pontualmente com a faixa “Babel”. Para delírio dos fãs, a dobradinha inicial ainda contaria com o primeiro single da banda, “Little Lion Man”, vencedor de diversas premiações no ano de 2011.

Bandolim, acordeão, banjo e dobro (popularmente conhecido como guitarra ressonadora ou violão de aço), esses são alguns dos instrumentos não comumente vistos em outras bandas do Lollapalooza, usados nos dois primeiros álbuns do Mumford & Sons. O grupo apresenta uma sonoridade parecida com a de bandas como Noah and the Whale ou Johnny Flynn & The Sussex Wit, ambas também da Inglaterra, que fazem essa mistura de folk rock com pitadas de indie rock que funcionou perfeitamente para o festival.

Dando sequência ao show, o tecladista Ben Lovett agradeceu a todos e disse que a banda sempre quis vir ao Brasil. O grupo continuou com “Bellow My Feet” e “Wilder Mind”. “Meu português é uma merda, mas obrigado”, brincou o vocalista Marcus, antes da execução da faixa-titulo do novo álbum.

mumfor-and-sons-lollapalooza-brasil-2
Foto: Camila Cara

Lançado em maio de 2015, “Wilder Mind” é o terceiro disco dos ingleses e foge um pouco da sonoridade dos trabalhos anteriores. Trocando grande parte dos instrumentos acústicos por elétricos, aqui o Mumford & Sons abandona um pouco de suas raízes e fazem um som mais puxado para o rock alternativo. Apesar da mudança, o álbum estreou em diversos países com excelentes posições de venda, chegando até mesmo a ser o disco número um da Billboard 200, nos Estados Unidos.

Na faixa seguinte, “Lover of the Light”, Marcus mostrou toda a sua versatilidade e passou para a bateria, comandando os vocais enquanto ditava o andamento da banda. Vale também destacar a performance de Winston Marshall, que trocava o banjo pela guitarra em diversos momentos do show. “Snake Eyes” e “Tompkins Square Park” deram sequência ao repertório.

Se a impressão que ficava até então era a de que o folk rock das faixas mais antigas do grupo funcionavam melhor em uma apresentação ao vivo, “Believe” veio para mostrar que não é bem assim. Na faixa do novo álbum, a plateia foi tomada por um mar de luzes de celulares. “Em todos os nossos anos de estrada, nunca vimos uma plateia como vocês”, disse Ben Lovett. O público ecoava e acompanhava Marcus em uma só voz. “Awake My Soul” e “The Cave” também foram exemplos do qual os presentes e a banda se tornaram um só. Marcus ainda desceu para a galera em “Ditmas”.

mumfor-and-sons-lollapalooza-brasil-3
Foto: Camila Cara

Antes da penúltima música, “I Will Wait”, faixa de maior sucesso do grupo, Marcus convidou uma fã, chamada Isabel, para subir ao palco. O vocalista dizia algumas frases no ouvido da garota, a maioria delas de agradecimento ao público e ao nosso país, e ela traduzia e gritava para os fãs. “Esse é o melhor show de nossas vidas, essa foi a nossa primeira vez por aqui e com certeza vamos voltar em breve”, foi uma das juras de amor de Marcus. O show teve o seu término com “The Wolf”. O vocalista agradeceu a plateia enquanto balançava uma bandeira do Brasil.

O Mumford & Sons fez uma apresentação pra lá de calorosa e enérgica, mostrando que possuía total condições de ter feito o show no palco principal do evento. Levando em conta as declarações de Marcus, que chegou a até mesmo dizer que o Brasil se tornou o seu país favorito, e a sintonia entre a banda e o público, a impressão que ficou é a de que em breve teremos os britânicos realizando uma turnê em terras brasileiras.

Setlist – Mumford And Sons no Lollapalooza Brasil

01 – Babel
02 – Little Lion Man
03 – Below My Feet
04 – Wilder Mind
05 – Lover of the Light
06 – Snake Eyes
07 – Tompkins Square Park
08 – Believe
09 – Ghosts That We Knew
10 – Awake My Soul
11 – The Cave
12 – Roll Away Your Stone
13 – Ditmas
14 – Dust Bowl Dance
15 – Hot Gates
16 – I Will Wait
17 – The Wolf