Led Zeppelin vence julgamento por plágio em ‘Stairway to Heaven’
O Led Zeppelin foi considerado inocente das acusações de plágio em “Stairway to Heaven”, nesta quinta-feira (23). Robert Plant e Jimmy Page estavam enfrentando os tribunais em uma ação movida contra o grupo por representantes do Spirit. O Zeppelin era acusado de roubar os acordes iniciais de seu clássico de 1971 da introdução de “Taurus”, música de 1968. A decisão veio depois que o júri, formado por oito pessoas da Califórnia, ouviram ambas as faixas durante cerca de meia-hora.
Plant havia negado o plágio em depoimento dizendo ter escrito a canção décadas atrás na zona rural da Inglaterra. O vocalista contou que escreveu “Stairway to heaven” no início dos anos 1970 em Headley Grange, um estúdio em Hampshire, no Reino Unido: “Naquela noite em particular, eu me sentei ao lado de Jimmy [Page], junto à lareira, e me veio à mente o primeiro verso que se encaixava no que ele estava tocando. Tentei, realmente, trazer a Grã-Bretanha pastoral, remota… As referências celtas antigas, quase não faladas, para a composição”, disse.
O guitarrista do Spirit, Randy California, autor de “Taurus”, afirmou durante muito tempo que merecia créditos pela composição de “Stairway to heaven”, mas nunca entrou com uma ação. Ele morreu afogado em 1997 no Havaí. Há dois anos, a ação por perdas e danos foi apresentada pelo representante do músico, Michael Skidmore.