KISS se despede de São Paulo com mega espetáculo no Allianz Parque
Fotos: Divulgação/Mercury Concerts/Ricardo Matsukawa
O KISS realizou um mega espetáculo em São Paulo, no último sábado (30), no Allianz Parque. Os fãs estavam ansiosos pelo show da banda por dois motivos: por ter sido adiado algumas vezes por conta da pandemia (era para ter rolado em maio de 2020) e também por fazer parte da turnê de despedida, a End of the Road World Tour.
A apresentação estava marcada para começar às 21h, sem banda de abertura. Mesmo assim, a galera chegou cedo ao estádio para garantir um melhor lugar, curtir aquele momento, fazer novas amizades e também se maquiar para ficar com o rosto igual de seus ídolos.
Já dentro do estádio, o clima de festa continuava com amigos se reencontrando depois de tempos difíceis e a sensação de alívio com o retorno de um grande show internacional no Allianz Parque. Enquanto alguns fãs faziam questão de ficar perto do palco, outros participavam de ativações de empresas patrocinadoras do evento ou garantir uma foto no backdrop do show.
Por volta das 21h15, as luzes se apagaram e uma trilha de suspense ecoou pelo estádio. Enquanto isso, um vídeo nos telões mostrava os caras saindo do backstage. Era o momento de curtir o maior espetáculo da terra: “You Wanted the Best, You Got the Best!” (Você queria o melhor. Você conseguiu o melhor!), dizia a tradicional chamada de abertura do KISS, deixando os fãs extasiados.
Logo depois, caiu uma enorme bandeira com a nome da banda que cobria o palco, e então os quatro membros do grupo surgiram. Paul Stanley (voz e guitarra), Gene Simmons (voz e baixo), Tommy Thayer (guitarra) e Eric Singer (bateria) apareceram caracterizados com as maquiagens de Starchild, Demon, Spaceman e Catman, além de suas roupas escuras e botas enormes. Todos eles estavam no alto de grandes plataformas que desceram até o palco, enquanto fogos e explosões abrilhantavam ainda mais a entrada apoteótica.
A banda tocou logo no início o clássico “Detroit Rock City” para a felicidade das 45 mil pessoas presentes, segundo a assessoria de imprensa (ou 65 mil de acordo com Paul Stanley). Aliás, a voz do vocalista de 70 anos já não é mais a mesma, mas a sua performance é contagiante e ainda tem um ótimo reforço dos fãs para cantar os sucessos do grupo. Falando em sucesso, o setlist seguiu com “Shout It Out Loud” e “Deuce”.
No enorme telão ao fundo do palco aparecia imagens de início de carreira com a formação que incluía os antigos integrantes Ace Frehley e Peter Criss, além de Stanley e Simmons. Apesar de ser uma turnê de despedida, o show é uma celebração aos quase 50 anos de carreira.
A performance contou com momentos épicos que a banda costuma apresentar ao longo de sua trajetória. Como por exemplo, Gene cuspindo fogo em “I Love it Loud”, solo de Tommy cheio de explosões, solo de Eric com a bateria subindo e descendo no palco, e novamente Gene cuspindo algo vermelho simulando sangue em “God of Thunder”. Também não poderia ficar de fora a tradicional tirolesa que leva Paul a um minipalco no meio da pista em “Love Gun” e “I Was Made for Lovin’ You”.
O show dos caras é milimetricamente ensaiado, porém, algo inesperado saiu do script. Um gafanhoto verde, também conhecido como esperança, pousou no microfone de Paul Stanley, que com bom humor interagiu com o inseto. “Qual é o seu nome?”, brincou o vocalista.
Ainda teve “Beth” cantada por Singer ao piano e, para continuar com a festa, a banda soltou grandes balões sobre o público em “Do You Love Me”. Para o encerramento, a faixa escolhida foi o aguardado clássico “Rock and Roll All Nite”, que foi cantado pelo público a plenos pulmões. O final apoteótico contou com uma chuva de papel picado e fitas coloridas, além dos efeitos pirotécnicos e Stanley quebrando uma guitarra. Após o show, a banda deixou uma mensagem no telão: “KISS ama vocês, São Paulo”.
Agora fica a pergunta: será realmente o fim de uma das maiores bandas de rock do mundo? Embora os caras já tenham se despediram antes, só o tempo irá dizer. Quem sabe o gafanhoto verde da esperança apareceu como um sinal? De qualquer forma, só temos que agradecer ao KISS por esses anos de diversão e rock n’roll.
Setlist:
01. Detroit Rock City
02. Shout It Out Loud
03. Deuce
04. War Machine
05. Heaven’s on Fire
06. I Love It Loud
07. Say Yeah
08. Cold Gin
09. Solo de guitarra de Tommy Thayer
10. Lick It Up
11. Calling Dr. Love
12. Tears Are Falling
13. Psycho Circus (parcial)
14. Solo de bateria de Eric Singer
15. 100,000 Years (apenas o final)
16. Solo de baixo de Gene Simmons
17. God of Thunder
18. Love Gun
19. I Was Made for Lovin’ You
20. Black Diamond
Encore:
21. Beth
22. Do You Love Me
23. Rock and Roll All Nite