João Rock 2022 reúne mais de 70 mil pessoas em Ribeirão Preto
Fotos: Reprodução/Facebook
O João Rock ocorreu no último sábado (11), em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, depois de dois anos sem ser realizado por conta da pandemia. O tradicional evento reuniu cerca de 75 mil pessoas no Parque Permanente de Exposições.
A galera curtiu os melhores shows nacionais da atualidade nos quatro palcos da 19ª edição do festival. Os fãs também aproveitaram a festa em ativações espalhadas pelo local, na roda gigante, e no enorme balão da Colorado.
O Palco Brasil, que costuma homenagear regiões e movimentos musicais brasileiros, teve como tema o Rio de Janeiro. Nomes como Gabriel o Pensador, Erasmo Carlos, Barão Vermelho e Planet Hemp apresentaram seus grandes sucessos.
Gabriel o Pensador fez um show dedicado aos 25 anos do álbum Quebra-Cabeça, com clássicos como “2345meia78”, “Cachimbo da Paz” e “Festa da Música”. No entanto, o rapper não deixou de fora os sucessos “Retrato de Um Playboy” e “Até Quando?”.
Na sequência, foi a vez de Erasmo Carlos relembrar os tempos áureos da Jovem Guarda, incluindo as canções, “Quero Que Vá Tudo Pro Inferno” e “É Preciso Saber Viver”, parcerias com Roberto Carlos. O repertório também contou com canções mais recentes da carreira.
O “Tremendão” aproveitou a ocasião para celebrar a chegada da bisneta Lua. “Aumentou a minha responsabilidade. Sabe quanto custa um danoninho?”, brincou o artista. “Baixe meu novo álbum. Quem sabe se iguala às execuções da Anitta”, continuou Erasmo, se referindo ao trabalho O Futuro Pertence à… Jovem Guarda, lançado em fevereiro.
Já no Palco João Rock, quem se apresentava naquele momento era Humberto Gessinger. O músico fez um resumão da carreira, tocando diversos sucessos do Engenheiros do Hawaii. Sem muitas delongas, o cantor apresentou hinos como “Somos Quem Podemos Ser”, “Pra Ser Sincero”, “Terra de Gigantes” e “Toda Forma de Poder”. O público estava bem animado e cantou cada uma delas a pleno pulmões.
Falando em hino, os Titãs se apresentaram logo depois e levaram para os fãs canções que fazem parte da história do Brasil. Sérgio Britto e Tony Bellotto, os dois únicos membros originais naquela ocasião, alternaram os vocais durante a performance.
“Aos 60 anos ele começou a cantar”, comentou Britto sobre Bellotto. “A gente precisa sempre se reinventar”, continuou o guitarrista. “Lugar Nenhum”, “Sonífera Ilha” e “Comida” foram algumas das faixas do início do show.
“Enquanto Houver Sol” foi dedicada aos profissionais da saúde, que arriscaram a vida durante a pandemia. Já em “Homem Primata”, Britto disse que continua fazendo sentido depois de 40 anos. Ao anunciar “Marvin”, o vocalista e tecladista recordou da parceria com Nando Reis “apesar de tudo”. A cantora Cyz Mendes fez uma participação no show dos caras em dois momentos, em “Canção da Vingança” e em “Bichos Escrotos”.
Ainda no Palco João Rock, o CPM 22 realizou um show repleto de hits. Aliás, a performance de Badauí e companhia foi uma das mais agitadas da noite. A galera cantou com a banda canções como “Tarde de Outubro”, “O Mundo Dá Voltas”, “Não Sei Viver Sem Ter Você”, “Um Minuto Para o Fim Do Mundo”, além de um cover de “Por Enquanto”, da Legião Urbana.
O festival elevou sua energia positiva com a presença do Natiruts. O grupo de reggae evoluiu muito a qualidade de som ao longo dos anos apresentando uma big band no palco. As músicas dos caras estavam na ponta de língua da galera, incluindo os sucessos “O Carcará e a Rosa”, “Deixa o Menino Jogar”, “Andei Só” e “Quero Ser Feliz Também”. Alexandre Carlo e companhia encerraram a apresentação com os hits “Natiruts Reggae Power” e “Liberdade Pra Dentro da Cabeça”, feita à capela com a ajuda dos fãs.
Um dos shows mais aguardados da noite ocorreu na sequência, ali mesmo no Palco João Rock. Pitty e Nando Reis apresentaram pela primeira vez o projeto PittyNando, o qual os dois cantam juntos seus sucessos. Sempre alternando canções de ambas as carreiras, Pitty e Nando escolheram arranjos com bastante guitarra, deixando as músicas de Nando mais pesadas.
O show começou com “Admirável Chip Novo”, colada com “Do Seu Lado”. Depois foi a vez de “Memórias” e “Me diga”, e seguiu assim em praticamente todo o show. O bis contou com “Relicário” e “Me Adora”.
A turnê As Suas, As Minhas e As Nossas, Pitty e Nando Reis vai começar oficialmente em agosto com datas por todo o Brasil.
Os últimos shows da edição de 2022 do João Rock foram Planet Hemp, no Palco Brasil, e o trio Emicida, Criolo e Céu, no mesmo horário no Palco João Rock. Optamos em acompanhar a “ex-quadrilha da fumaça” com seus clássicos dos anos 90, como “Dig Dig Dig (Hempa)”, “Legalize Já” e “Queimando Tudo”. Era mais de meia-noite e, mesmo assim, a galera continua agitada curtindo o “Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga” de Marcelo D2 e BNegão.
Ribeirão Preto está no calendário dos grandes shows do país. Depois de acompanhar o João Rock ficou mais claro o motivo. Até 2023!
*O repórter viajou a convite do João Rock.
Ver essa foto no Instagram