Gene Simmons diz que fãs acabaram com a indústria musical
Gene Simmons, baixista e vocalista do Kiss, ao ser questionado durante o Download Festival sobre a postura dos artistas atuais em desistem facilmente, o artista deu a seguinte declaração: “Não, na verdade não é isso. Eu culpo… Isso vai quebrar seus corações. Certamente quebrou o meu. Eu culpo os fãs. Porque os fãs decidiram que deveriam conseguir música grátis, fazer downloads… Você não está machucando o Kiss; estamos por aí há muito tempo e já temos uma boa vida. Você está matando o próximo Elvis, o próximo Beatles, o próximo Kiss, porque você quer suas músicas de graça. E quem faz isso? Grandes corporações? Não, elas não fazem isso. Na verdade, as grandes corporações – gravadoras – dão para as bandas um dinheiro que nunca terão que pegar de volta. Se a banda fracassar e os registros forem um completo desastre, o dinheiro já era todo da banda. Que outro negócio te proporciona isso? Se você vai ao banco e eles te dão um milhão de dólares e seu negócio fracassa, eles não se importam, querem o dinheiro deles de volta”.
E continuou: “As gravadoras foram um presente do céu. Sim, elas são gananciosas, mas elas querem ganhar dinheiro assim como quanto você. Mas elas te dão dinheiro – milhões! E se não fossem pelas gravadoras, não haveria Sex Pistols, não haveria punk, não haveria nada. Até poderiam existir, mas só naqueles clubes pequenos. Nunca se tornaria grande”.
Perguntado se a indústria musical de hoje o decepciona, Simmons respondeu: “Não é a indústria, são os fãs. É decepcionante, porque eles preferem não apoiar uma banda nova. Lembrem-se, isso não afeta o Kiss. Afeta a próxima grande banda, que mal tem uma chance. Por quê? Porque não tem talento por aí? Com certeza tem! Os fãs estão os matando. Eles mataram a infraestrutura da indústria musical.”
Simmons disse antes que o download ilegal é o principal responsável pelo declínio da indústria musical e acusou as gravadoras de não reagirem rápido o suficiente para combater o compartilhamento ilegal de arquivos.