Embarque na exposição ‘Beatlemania Experience’ em SP
Não é preciso ser Beatlemaníaco para embarcar nessa viagem fantástica, basta ser amante do bom e velho rock n’ roll. Começa em São Paulo, nesta quarta-feira (24), a “Beatlemania Experience”, o maior e mais completo evento mundial sobre o quarteto de Liverpool. A exposição vai ocupar um espaço de mais de dois mil metros quadrados no estacionamento do Shopping Eldorado, que além de contar com toda espécie de memorabilia, vai recriar, com a ajuda da tecnologia 3D e realidade virtual, alguns dos lugares e momentos mais importantes da carreira da banda.
Entre os locais com que o visitante poderá interagir está o famoso estúdio Abbey Road e o Cavern Club, em que a banda se apresentou nada mais, nada menos que 292 vezes. Os fãs poderão, ainda, ter acesso a itens inusitados, como o boletim de Lennon, da Quarry Bank Righ School, em que era descrito como “imprestável” pelo professor. O que os organizadores pretendem é fazer um evento diferente de tudo o que já foi feito sobre os Beatles nesses mais de 40 anos do fim do grupo.
A ideia do evento surgiu durante a edição do Rock in Rio de 2013, quando foi criada a Rock Street que trazia a Inglaterra como tema. Ali, a banda All You Need Is Love tocou em cima de uma réplica de um prédio da Apple recriando uma apresentação de John, Paul, George e Ringo, já na fase final da carreira. O projeto contou com a colaboração do Visit Britain (órgão pertencente ao Ministério do Turismo britânico) e agora, os produtores Carlos Gualberto e Christian Tedesco repetem a parceria com os britânicos.
“Aquele evento impressionou muito os britânicos e dalí, eles começaram uma conversa com os empresários dos All You Need Is Love para continuar colaborando”, lembra o jornalista Ricardo Alexandre, curador e diretor de conteúdo do evento. “Então, o Branco Goolberto (empresário) me convidou para pensar em uma exposição sobre os Beatles que, de alguma forma, tivesse a ver com lugares”. Alexandre diz que sua intenção foi contar um pouco da história dos Beatles através da ambientação.
Toda a parte de memorabília foi adquirida através de colecionadores e ajuda na ambientação histórica. A maior parte dos itens vem da época em que a banda estava em atividade. São, entre outras coisas, camisetas, lancheiras e pôsteres. “Queria trabalhar com material da época”, reforça Alexandre. Os discos, claro, estão todos lá, póstumos ou não. “A história da banda é contada através de fotografias e textos”, explica Ricardo. Para isso, os produtores contaram com a colaboração do Getty Images Brasil.
Os textos biográficos foram escritos pelo próprio Ricardo Alexandre, ao lado de uma equipe de jornalistas. Mas ele destaca que o grande diferencial da exposição é a experiência sensorial. “Desde o início, a ideia era que as pessoas pudessem ter uma experiência sensorial. Tocar, interagir, sentir o cheiro, mergulhar em alguns ambientes”.
Um desses momentos especiais foi a apresentação do quarteto no Shea Stadium, em Nova York, quando, em 1965, fizeram o maior show de sua história para um público de 50 mil pessoas. Alexandre conta que a proposta é inserir o público também em lugares que se tornaram lúdicos após a passagem dos Beatles.
A viagem começa em um período pré-Beatles, quando a Inglaterra ainda se recuperava da II Guerra mundial. O visitante percorre um caminho cronológico e geográfico que contextualiza a época em que tudo começou. “A exposição foi muito pensada para aquele fã de primeira hora, aquele cara que hoje tem 60 anos e que não teve acesso a shows e nem nada disso”, conta o curador que ressalta ainda, que os mais jovens, que não viveram a febre da Beatlemania, também vão se interessar em descobrir um pouco mais sobre o fenômeno.
A banda All You Need is Love, como não poderia deixar de ser, estará de volta e, dessa vez, tocando em cima de um prédio virtual, representando o último show dos Beatles em Londres, realizado em 30 de janeiro de 1969.
Sobre a possibilidade da “Beatlemania Experience” viajar para outras capitais brasileiras, ainda não há nada certo. “Ela foi pensada para isso. Vamos ver o que vai acontecer”, diz Alexandre animado. O evento fica em cartaz até o dia 30 de setembro.
Confira mais fotos da exposição neste link.
SERVIÇO:
Beatlemania Experience
Data: De 24 de agosto a 30 de setembro, de terça a domingo, a partir das 12h
Local: Shopping Eldorado. Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros – São Paulo/SP
Ingressos: R$ 25 (meia-entrada), R$ 50 (inteira) e/ou R$ 50 (vale-cultura)
Vendas online: https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=51123#!/tickets