David Sanborn, saxofonista de David Bowie em ‘Young Americans’, morre aos 78 anos

David Sanborn, saxofonista de David Bowie em ‘Young Americans’, morre aos 78 anos

Foto: Reprodução/Facebook

David Sanborn, saxofonista que gravou “Young Americans” de David Bowie, morreu aos 78 anos no último domingo (12) em Tarrytown, Nova York. O músico lutava contra o câncer de próstata desde 2018.

“É com o coração triste e pesado que comunicamos a você a perda do saxofonista de renome internacional e seis vezes vencedor do Grammy, David Sanborn”, diz comunicado nas redes sociais do saxofonista. “Sanborn faleceu na tarde de domingo, 12 de maio, após uma longa batalha contra o câncer de próstata. Sanborn vinha lidando com câncer de próstata desde 2018, mas conseguiu manter sua programação normal de shows até recentemente. Na verdade, ele já tinha shows agendados para 2025”.

O texto continua: “David Sanborn foi uma figura seminal na música pop e jazz contemporânea. Foi dito que ele ‘colocou o saxofone de volta no Rock ‘n Roll'”.

Nascido em Tampa, na Flórida, Sanborn se mudou com a família para Kirkwood, Missouri, e começou a tocar saxofone na infância por conselho médico, como forma de fortalecer os pulmões após ter contraído poliomielite. Na adolescência, tocou com grandes nomes do blues como Albert King e Little Milton, e logo se juntou à banda de Paul Butterfield, na qual se apresentou no festival de Woodstock em 1969.

Na década de 1970, tocou com dezenas de artistas importantes, como Bowie, James Taylor em “How Sweet It Is (To Be Loved By You)”, e Stevie Wonder em “Tuesday Heartbreak”. Também viajou em turnês com Paul Simon, Elton John, Eric Clapton e Rolling Stones, e gravou mais de 20 álbuns solo, incluindo os vencedores do Grammy Straight to the Heart e Double Vision.