David Bowie teria dificuldade de fazer sucesso na era do streaming, diz Nile Rodgers
Foto: Reprodução/Facebook
David Bowie teria dificuldade de fazer sucesso na indústria musical atual, conforme afirmou o produtor e guitarrista Nile Rodgers. O líder do Chic, que trabalhou com Bowie no álbum Let’s Dance (1983), falou a respeito no Comitê de Cultura, Mídia e Esportes, no Reino Unido.
Na sessão, Rodgers disse não ter problemas com o streaming, que chamou de “incrível”, mas lamentou que “os negócios que envolvem o streaming mudaram a indústria consideravelmente – e não para melhor”.
O artista lamentou como as editoras atuais se concentram mais no lucro do que em nutrir os talentos únicos como Bowie. Rodgers chegou a dizer que, dada a série de álbuns de Bowie nos anos 70 que não tiveram sucesso comercial fora do Reino Unido, nenhuma gravadora da era do streaming teria lhe dado o tempo que ele precisava para produzir um disco de sucesso.
“Eles deram a ele todo esse tempo para tentar fazer um sucesso, ele me ligou e fizemos [‘Let’s Dance’]”, disse Rodgers (via The Guardian). “As gravadoras assumiram essa responsabilidade financeira e carregavam os artistas em que acreditavam que em algum momento iriam estourar. Esses dias realmente acabaram”.
Em 2021, o músico participou de um comitê que fez uma série de recomendações que pedia uma “reinicialização” em toda a indústria para tornar o streaming mais justo para artistas e compositores. Os acadêmicos David Hesmondhalgh e Hyojung Sun, que fizeram parte do evento, constataram que o progresso de lá para cá foi lento e limitado.