Conheça os caipiras da Steve ‘N’ Seagulls, uma das atrações do Maximus Festival
Alabama? Texas? Carolina do Norte? Bem longe disso! O quinteto de rednecks são frutos da Finlândia, apelidada por Obama algumas semanas atrás como a terra do heavy metal. Com versões country e bluegrass de sucessos de ícones do rock como AC/DC e Led Zeppelin, a Steve ‘N’ Seagulls conquistou o mundo com a sua simpatia e simplicidade por meio de vídeos no YouTube.
A banda foi formada em 2011 e até chegou a alcançar alguma fama local pela Finlândia, onde excursionava por algumas cidades do país. Mas foi em julho de 2014 que o grupo conseguiu sucesso a nível mundial, com uma versão de “Thunderstruck”, do AC/DC. Apesar disso, não podemos dizer que a Steve ‘N’ Seagulls não possui originalidade. Quem em sã consciência teria a ideia de substituir as guitarras dos irmãos Young’s por um banjo ou por um mandolin? Quem imaginaria que as cavalgadas de Steve Harris soariam tão empolgantes em um cordofone, como no vídeo anteriormente divulgado de “The Trooper”? A ideia funcionou e o grupo na época logo atingiu 10 milhões de visualizações, chamando a atenção de todos e ganhando espaço em mídias renomadas da música como a Guitar World, Loudwire e o Blabbermouth. Um dos fatores que também chamou a atenção era o de que os vídeos postados no canal do grupo eram gravados ao vivo e não em versões de estúdio.
Devido ao sucesso atingido, no primeiro trimestre de 2015, a Steve ‘N’ Seagulls conseguiu assinar com a gravadora Spinefarm Records, para o lançamento de seu primeiro álbum “Farm Machine”. O disco conta com 13 faixas, sendo a primeira uma pequena introdução para o álbum, e 12 versões de clássicos do hard rock e do heavy metal e está disponível na integra nos serviços de streaming. Instrumentos típicos como acordeom, banjo, cordofone e mandolin são destaques, que fazem qualquer um querer dançar.
O nome do grupo vem de uma brincadeira com o nome do ator americano Steven Seagal. Apesar disso, o Steven ‘N’ Seagulls é uma banda séria e focada no que faz. “Mesmo nos divertindo bastante com a nossa música, nós levamos muito a sério”, declarou o grupo na época em que assinou com a SpineFarm. “Demorou cerca de três anos para conseguirmos o som que tanto visávamos. Nós queríamos dar uma nova vida às músicas que crescemos ouvindo, não apenas fazer alguns covers básicos, e nossa agência nos trouxe a oportunidade. Eles precisavam de uma ‘banda conceitual’ para eventos temáticos em alguns restaurantes. Mesmo soando como um projeto engraçado, nós pegamos o trampo. Depois da nossa primeira turnê de 20 shows, nós quisemos continuar e eles continuaram a marcar shows em boates, pubs, cruzeiros e etc. Depois de trocarmos nosso vocalista, nós postamos no YouTube simplesmente porque não havíamos nada divulgado com o novo lineup. Foi então que a coisa desandou”, disse o grupo.
Os finlandeses do Steve ‘N’ Seagulls estão com a agenda lotada e possuem apresentações pela Europa, Estados Unidos e aqui na América do Sul, sendo uma das atrações do Maximus Festival, que acontece no dia 07 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Camisetas, discos e até mesmo chapéus para aqueles que querem aderir ao estilo do grupo, podem ser adquiridos na loja virtual da banda, neste link.
A banda é formada por Irwin Remmel, Pukki Kaalinen, Puikkonen, Hermann, e Wild Till Hiltunen.