Collective Soul – See What You Started by Continuing (Vanguard Records)

Nota: 8

Collective Soul - See What You Started by ContinuingO Collective Soul, banda formada na cidade de Stockbridge, Geórgia, possui diversos hits em sua carreira, porém, é um grupo que nunca teve o peso de ser headliner de uma grande turnê, infelizmente, ao contrário do que aconteceu com o Nickelback ou Goo Goo Dolls. Aliás, esse último terá o Collective Soul como banda de abertura na turnê de seu novo disco, que sai no começo de maio. Enfim, o Collective Soul nunca pode realmente ver o sucesso de cima da “cadeia alimentar”, mas nem por isso deixou de fazer ótimos discos como o último lançamento. O nono disco da carreira, intitulado “See What You Started by Continuing”, é o primeiro desde 2009. Apesar de passar despercebido em meio aos lançamentos, o trabalho alcançou a posição de número 25 da Billboard, na semana que chegou às lojas.

Seguindo a linha dos anteriores, o álbum tem uma sonoridade pop rock com aspectos modernos no melhor sentido da palavra. “This”, o primeiro single e faixa de abertura – na pegada da música “Why Pt. 2” -, foi uma ótima escolha, já que mostra o que vem pela frente. Um pop rock moderno e direto. “Exposed” me lembrou um pouco Queens of The Stone Age e Foo Fighters, e isso não é algo ruim. Acordes com sétima e um riff pouco distorcido com um refrão à lá Dave Grohl. O disco segue na mesma linha e quando acho que uma música será ruim, vem o refrão que contagia e acaba ganhando, como é o caso de “AYTA”. Destaques também para as faixas “Contagious” e “Life”.

“See What You Started by Continuing” não trará grandes novidades para quem já conhece a carreira da banda, mas para quem não acompanha pode ser uma boa porta de entrada.